Bahia

Mesmo sem festa, baianos e turistas homenageiam Iemanjá em Salvador

Presente principal é entregue em Salvador. Apenas integrantes do terreiro tiveram acesso à praia, isolada pela prefeitura, ainda assim aglomerações foram registradas na orla do Rio Vermelho.

02/02/2022 às 10h12, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Assim como em 2021, o dia 2 de fevereiro na Bahia acontece sem a tradicional Festa de Iemanjá, cancelada pelo segundo ano consecutivo, por causa do aumento de casos de Covid-19 na Bahia.

A praia do Rio Vermelho, bairro onde acontece a festa, foi fechada pela prefeitura de Salvador, que reforçou que não haverá qualquer permanência na Colônia de Pescadores, para evitar aglomerações.

Apesar do fechamento do acesso à praia, desde as primeiras horas desta quarta-feira era possível ver pessoas oferecendo flores e pequenos balaios no mar. Muitas conseguiram chegar ao local onde acontece o ponto alto da festa caminhando pela faixa de areia, por conta da maré baixa.

Além disso, é possível ver muitas pessoas na orla do Rio Vermelho, ao longo do calçadão da praia da Paciência.

Durante a chegada do presente principal, apenas integrantes do terreiro responsável pela escultura puderam acessar a praia. Ainda assim, era possível ver registros de aglomerações, com muitas pessoas na balaustrada da orla.

O balaio com a oferenda principal a Iemanjá foi levado ao Rio Vermelho para ser entregue a Iemanjá no início da manhã. Ele deixou o terreiro Ilê Axé Awanegi, no bairro do Engenho Velho da Federação, pouco antes das 7h. O presente foi carregado pelos filhos e filhas de santo e levado de carro até o Rio Vermelho, onde foi embarcado por volta das 8h para a entrega do presente em alto mar.

O acesso de pessoas está interditado das praias entre o restaurante Sukiyaki e a Colônia de Pescadores Z1, desde 0h desta quarta-feira e seguirá desta forma até as 6h do dia 3 de fevereiro. O trânsito está liberado normalmente na Avenida Oceânica. As medidas serão fiscalizadas pelos órgãos municipais.

Sem os tradicionais festejos do 2 de Fevereiro nas ruas de Salvador, as opções de diversão na data que saúde Iemanjá são festas particulares, que seguindo o decreto estadual, só podem ter até 1.500 pessoas, com 50% de ocupação do espaço.

 

Fonte: G1

 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade