Política

Membro do Fórum Popular de Saúde fala sobre problemas ligados ao SUS e à terceirização da saúde na Câmara Municipal

Adroaldo Santos salientou ainda que a Secretaria de Saúde tem em torno de 4 mil trabalhadores, mas somente 40% são efetivos.

10/03/2022 às 15h53, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Um dos membros do Fórum Popular de Saúde de Feira de Santana, Adroaldo Santos discursou na tribuna livre da Câmara de Vereadores, na manhã desta quinta-feira (10), sobre os problemas ligados ao Sistema Único de Saúde (SUS) no município e os problemas enfrentados pelos trabalhadores da área.

De acordo com ele, o Fórum solicitou a participação na tribuna livre da Casa Legislativa porque tem uma pauta ligada à defesa do SUS e várias situações têm chamado a atenção em Feira de Santana.

“Temos a questão dos concursados de 2012, que a prefeitura está protelando, não obstante já ter uma decisão judicial, colocando a prefeitura na situação de convocar os concursados, mas a prefeitura está fazendo vistas grossas. Outra coisa diz respeito à situação da terceirização dos serviços de saúde. Temos acompanhado desde 2018 o que aconteceu com as cooperativas, que gerou inclusive casos de pessoas que foram presas, e a gente acompanha a situação dos trabalhadores terceirizados, que estão sofrendo com atrasos nos pagamentos dos seus salários e eventualmente pode ter trabalhadores sem receber”, afirmou Adroaldo Santos.

Ele destacou que o Fundo Municipal de Saúde sempre diz que o dinheiro é depositado na conta das empresas, que representam um problema grave, que prejudicam o SUS.

“As unidades de saúde passam por uma situação tão crítica que os seus funcionários têm que fazer vaquinha para beber água, e as pessoas reclamam da falta de materiais para curativo, e isso é uma situação que coloca a saúde de Feira em uma situação de gravidade. Outra coisa que o Fórum de Saúde colocou aqui hoje diz respeito à questão da implantação de uma política do PCCS (Plano de Cargos, Carreiras e Salários) dos servidores da prefeitura”, citou.

Adroaldo Santos salientou ainda que a Secretaria de Saúde tem em torno de 4 mil trabalhadores, mas somente 40% são efetivos.

“Temos que levar em consideração que anualmente trabalhadores se aposentam, se afastam, então isso depõe contra o SUS não ter trabalhadores efetivos. 32% dos recursos que o município tem são colocados na terceirização. E são mais de 200 concursados esperando serem chamados, e mesmo que tenha uma decisão judicial, a prefeitura não cumpre. Nós solicitamos na Câmara uma discussão mais ampliada, com a participação dos agentes comunitários de saúde, a secretaria e o fórum, no dia 24, às 14h, para fazer um grande debate sobre a saúde em Feira e a questão inclusive da questão do Hospital Municipal”, informou. (Por Laiane Cruz, com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade.) 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Fernando Haddad e Mário Negromonte Júnior

Política

Mário Negromonte Júnior se reúne com ministro Haddad para debater a regulamentação da reforma tributária

Haddad convidou o presidente da Comissão de Finanças e Tributação, o deputado federal Mário Negromonte Júnior para debater alguns pontos....

24/04/2024 às 14h12

Congresso Nacional_ Foto Jonas Pereira_ Agência Senado

Política

Com 300 páginas, projeto com regras da reforma tributária deve chegar ao Congresso nesta quarta

Secretário extraordinário da Fazenda para o tema, Bernard Appy não quis adiantar conteúdo.

24/04/2024 às 12h35

Paço Municipal - Prefeitura de Feira de Santana

Feira de Santana

Ex-chefe de Divisão da Secel é nomeado como novo Superintende de Esportes da prefeitura Municipal

Vale lembrar que a criação da Superintendência Municipal de Esportes foi criada em março do último ano, com o objetivo...

24/04/2024 às 07h43

Paulo Azi

Política

Paulo Azi confirma que foi cotado por Lula para assumir Ministério das Comunicações: “Tomei um susto”

O parlamentar afirmou que estava de férias em Praia do Forte, no município de Mata de São João, quando recebeu...

23/04/2024 às 17h07

Arthur Lira presidente lula

Política

Lula recebe Lira para conversa fora da agenda e em meio à ameaça de pautas-bomba

O encontro acontece em meio à crise entre os poderes, com Lira criticando publicamente o ministro das Relações Institucionais

23/04/2024 às 17h01

Marco temporal: Gilmar dá 30 dias para governo, Congresso, AGU e PGR entrarem em acordo

Política

Marco temporal: Gilmar dá 30 dias para governo, Congresso, AGU e PGR entrarem em acordo

A decisão foi proferida no bojo de cinco ações que questionam a lei aprovada no ano passado. O despacho foi...

23/04/2024 às 16h56

image

Rádio acorda cidade