Feira de Santana

Medalhista paraolímpico destaca a vitória como influência para jovens praticarem esporte

A visita do medalhista Renê Pereira aconteceu no Ginásio de Esportes Péricles Valadares nesta sexta-feira (10).

10/09/2021 às 17h54, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Feira de Santana recebeu na tarde desta sexta-feira (10), o medalhista de bronze, nos Jogos Paraolímpicos de Tóquio, Renê Pereira. Ele veio à cidade após ser convidado pelo secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jairo Carneiro Filho no último domingo (5), durante o Campeonato Baiano de Canoagem, no município de Itapetinga.

A visita aconteceu no Ginásio de Esportes Péricles Valadares (antigo Fetecê) e contou com a presença do secretário Jairo Carneiro e do prefeito Colbert Martins da Silva Filho.

Renê que hoje é um grande medalhista mundial, contou ao Acorda Cidade que deu os primeiros passos no esporte, através do futebol, mas foi através das circunstâncias da vida, que a canoagem ganhou grande espaço na vida.

"Eu pratico esporte desde que me conheço por gente, ainda criança em Itapetinga, eu já praticava algumas modalidades, como o Karatê, jogava bola, fiz até testes no Bahia e no Vitória, mas meu pai nunca permitiu que eu fosse jogar. Até que aos 14 anos de idade, eu fui para Salvador onde prestei vestibular de medicina e passei. Para minha surpresa, tive um diagnóstico de uma lesão medular que impediu os movimentos das pernas, ali foi um processo de trauma, mas foi depois que descobri o esporte paraolímpico, um esporte que tinha a competitividade e foi como uma luz no fim do túnel e desde o ano de 2014 eu venho me dedicando a este esporte", explicou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Para Renê, um dos momentos mais marcantes em toda a vida, foi a coroação com a medalha, com o sentimento de representatividade de uma nação, de um estado e de uma cidade.

"Sem dúvida nenhuma, foi este momento da coroação, resultado de todo esforço para uma conquista inédita, visto que nunca havíamos conquistado nem no olímpico nem no paraolímpico uma medalha no barco individual. A única que tinha em 2008 no barco duplo e esse sem dúvida, é a cereja do bolo na minha carreira. Eu fiquei muito feliz com esta conquista e aqui eu compartilho com toda a população de Feira de Santana, uma cidade onde me casei, até porque a família da minha esposa é daqui e hoje me sinto feliz, ainda mais conhecendo este espaço de grande qualidade aqui para o município e esperamos que possamos colher bons frutos lá na frente", destacou.

Segundo Renê, essa visibilidade do esporte dará muitos frutos e para que o Brasil possa ter mais representantes nas competições. De acordo com medalhista, assim como Isaquias de Queiroz foi um grande influenciador para o esporte, ele também espera inspirar novos jovens na canoagem.

"Eu acredito que estamos tendo uma atmosfera positiva. Eu falo isso porque no Rio 2016 com Isaquias, nós percebemos o quanto a gente gerou de influência positiva aqui em nosso estado, e agora que retornei para minha cidade, tivemos um campeonato de canoagem lá, onde pude perceber cerca de 150 crianças e adolescentes praticando o esporte, então tenho certeza que novos Isaquias também poderão sair do município de Itapetinga", concluiu.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

No início deste mês, uma reunião foi realizada entre o prefeito Colbert Martins, o secretário Jairo Carneiro e o deputado estadual Ângelo Almeida (PSB), para apresentação de um projeto de implantação para o Centro de Treinamento de Canoagem no Lago Pedra do Cavalo.

Para o secretário, este projeto terá grande importância não só para a região de Feira de Santana, mas as cidades circunvizinhas, além de estar promovendo a inclusão social.

"Com a implantação desse centro que não será só de canoagem, mas também de remo, não tenho dúvidas que estas duas modalidades desenvolvidas no entorno do Lago Pedra do Cavalo serão de grande importância para toda nossa região. Estaremos desenvolvendo toda uma inclusão social, além de estarmos também desenvolvendo o turismo. Já fizemos algumas visitas técnicas, o prefeito até nos orientou e todo esse trabalho que está sendo desenvolvido também junto com o Governo do Estado, será implantado em outros municípios aqui da Bahia. Estamos alinhando todos os processos, para que essa implantação aconteça mais rápido possível", disse.

Mesmo sendo um projeto com a parceria do Governo do Estado, o prefeito informou que alguns investimentos serão necessários.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

"Nós tivemos aqui com o deputado Ângelo Almeida que tem alguns recursos para poder trazer, como a compra das canoas, compra de equipamentos específicos, mas é preciso também treinar. E para isso, é preciso dos locais específicos, locais para que as embarcações possam ficar abrigadas, e para isso, temos alguns investimentos que precisam ser feitos. Queremos que daqui a 4, 5, 6 anos, possamos ter equipes formadas aqui de Feira de Santana para representar a nossa cidade, sejam homens, sejam mulheres", citou.

Ainda de acordo com o prefeito, esta será uma ótima oportunidade para quem tem a curiosidade e tem o interesse em apreender a praticar o esporte.

"A canoagem e o remo, são esportes diferentes, teremos os dois aqui em Feira de Santana e inclusive eu pretendo fazer o remo, eu sou daqueles que gosta de praticar o esporte e nós vamos voltar lá para o Rio Jacuípe, para a área da Pedra do Cavalo e poder se relacionar com as pessoas daqui da cidade, as pessoas que queiram aprender a remar, assim como o Renê. Hoje ele é médico assim como eu, mas por conta da infecção na medula espinhal, parou de andar e hoje está aí sendo um grande medalhista mundial e se preparando para Paris em 2024. Assim como a experiência que ele tem, possamos incentivar outras pessoas e principalmente os jovens", concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade