Brasil

MEC repactua saldos remanescentes do Projovem 2021

Serão atendidos aproximadamente 27 mil novos estudantes, abrangendo 61 secretarias estaduais, municipais e o Distrito Federal.

31/01/2022 às 10h24, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Ministério da Educação (MEC), por meio da Secretaria de Educação Básica (SEB), finalizou os procedimentos de análise dos termos de adesão e dos planos de implementação dos entes executores que solicitaram a repactuação dos saldos financeiros do Programa Nacional de Inclusão de Jovens (Projovem), nas modalidades Urbano e Campo – Saberes da Terra.

De acordo com a Resolução MEC/FNDE nº 13, de 10 de setembro de 2021, os entes tinham até o dia 13 de dezembro de 2021 para enviar seus termos de adesão e planos de implementação. Essa Resolução estabelece as normas e os procedimentos para a utilização pelos estados, pelo Distrito Federal e pelos municípios, dos saldos financeiros do Projovem, nas modalidades Urbano e Campo Saberes da Terra. Desde a sua publicação, em 10 de setembro de 2021, houve a reprogramação de R$ 163 milhões de recursos pelos entes que possuíam saldos em conta, representando 74% do valor total do Programa.

Mauro Rabelo, secretário de Educação Básica, explica que a reprogramação dos saldos do Projovem traz a oportunidade de fomentar a ampliação da oferta da Educação de Jovens e Adultos (EJA) para um número expressivo de estudantes, além de contribuir para uma maior flexibilização da oferta do Programa. “A repactuação dos recursos significa a comprovação do investimento de recurso público para a matrícula de estudantes jovens que almejam uma oportunidade de formação integral, possibilitada pelo Projovem.”, destaca o secretário.

O próximo passo do MEC será tratar das orientações pedagógicas e financeiras do início das atividades, com todos os 61 entes que aderiram.

Sobre o Projovem Campo Saberes da Terra

O ProJovem Campo – Saberes da Terra oferece qualificação profissional e escolarização aos jovens agricultores familiares de 18 a 29 anos que não concluíram o ensino fundamental. O Programa desenvolve-se por meio de curso com duração de 24 meses, alternando atividades na escola (tempo-escola) com atividades realizadas no contexto da família e da comunidade (tempo-comunidade).

Sobre o Projovem Urbano

O Projovem Urbano foi criado para elevar a escolaridade de jovens com idade entre 18 e 29 anos, que saibam ler e escrever e não tenham concluído o ensino fundamental. Visa à conclusão dessa etapa por meio da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA) integrada à qualificação profissional e ao desenvolvimento de ações comunitárias com exercício da cidadania com duração de 18 meses.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade