Saúde

Manter a qualidade do ar em casa reduz o risco de contaminação pela Covid-19

Ambiente e ar limpos são recomendação de órgãos da saúde.

22/05/2020 às 08h27, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Seguir as recomendações de higiene e saúde é a melhor maneira de reduzir os números de contaminação pela Covid-19, mantendo as medidas de afastamento social por meio da redução do contato com outras pessoas e os cuidados especiais com integrantes do grupo de risco. Garantir a limpeza do ambiente e uma boa ventilação também são questões que podem fazer toda a diferença.

Além de ajudar a diminuir crises de alergia e outros problemas respiratórios, uma boa circulação do ar, por meio da ventilação natural, é essencial para diminuir a transmissão de doenças virais, já que a renovação do ar reduz a disseminação do agente causador da doença, como no caso do novo coronavírus. Assim, ficar em ambientes fechados, como shoppings, restaurantes e lugares com aglomeração, é um grande risco à saúde, uma vez que há o risco de uma maior concentração de agentes patológicos.

Por isso, é importante garantir que as janelas fiquem abertas, permitindo que o ar fresco entre na casa e promova uma melhor ventilação no ambiente. Outra estratégia interessante que pode ser aplicada é a ventilação cruzada, onde janelas, portas e outras aberturas ficam posicionadas em paredes opostas ou adjacentes, fazendo com que o ar circule com maior velocidade, entrando por uma abertura e saindo pela outra.

Manter uma boa ventilação dentro de casa é uma tarefa simples, sendo necessário fazer algumas mudanças na rotina da família O primeiro passo é manter tudo organizado, seguindo a principal recomendação dos órgãos de saúde sobre como diminuir as chances de contaminação pelo novo coronavírus.

Uma limpeza caprichada em casa colabora para manter a qualidade do ar. Para isso, basta retirar e lavar a roupa de cama periodicamente, assim como outros itens com pelos, como tapetes e bichos de pelúcia. Os cobertores e as mantas também precisam ser lavados com uma frequência regular, principalmente após passar muito tempo dentro dos armários. Assim, o risco do agravamento de alergias e problemas respiratórios diminui, já que essas medidas colaboram para evitar a presença de poeira e ácaros.

Utilizar equipamentos específicos também colabora para manter o ambiente com ar puro e limpo. O purificador de ar, por exemplo, é uma ótima alternativa, ajudando a filtrar as partículas de impureza que, de outra forma, seriam respiradas pelas pessoas da casa. É importante ficar atento à limpeza e ao momento de troca do filtro do purificador de ar, garantindo que ele funcione de maneira ideal.

 


 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade