Saúde

Mamografia é a principal forma de detecção precoce do câncer de mama

A médica mastologista Marisa Queiroz informa que a detecção precoce do câncer de mama é capaz de reduzir drasticamente a mortalidade por câncer de mama e destaca que a mamografia é de suma importância para a saúde da mulher.

10/02/2020 às 16h24, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A mamografia é um exame capaz de detectar lesões iniciais de câncer de mama em fases que a mulher ainda não apresenta sintomas ou alterações mamárias no exame físico das mamas. Além disso, a mamografia visualiza microcalcificações suspeitas que podem não ser identificadas em outros exames de rastreamento como ultrassonografia das mamas. Por esse motivo, o exame de mamografia é considerado a principal forma de detecção precoce do câncer de mama.

A médica mastologista Marisa Queiroz informa que a detecção precoce do câncer de mama é capaz de reduzir drasticamente a mortalidade por câncer de mama e destaca que a mamografia é de suma importância para a saúde da mulher. “O câncer de mama constitui um grave cenário da saúde da mulher no nosso país. Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (INCA), serão 59.700 casos novos de câncer de mama, para cada ano do biênio 2018-2019, com um risco estimado de 56,33 casos a cada 100 mil mulheres. Portanto, devemos nos atentar tanto para a prevenção como para detecção precoce desta doença”, afirmou.

A especialista destaca que a mamografia é realizada através de um aparelho chamado mamógrafo e que é facilmente explicado como um raio X das mamas. “As mamas são posicionadas entre duas bandejas e rapidamente comprimidas, quando então é disparado a radiação que é capaz de capturar imagens da glândula mamária. Algumas mulheres sentem desconforto no momento da compressão das mamas. Mas devo ressaltar, que o exame é de rápida execução e que traz informações valiosas para o combate ao câncer de mama”, destacou.

A mamografia é indicada anualmente após os 40 anos de idade, quando a mulher não apresenta história familiar de câncer de mama, alterações em mamografias prévias que necessitem de acompanhamento ou na ausência de outros fatores de risco para câncer de mama. Segundo a médica Marisa Queiroz, a mamografia é feita com indicação de rastreamento, ou seja, naqueles casos em que as mulheres fazem o exame apenas por rotina. “Ainda não existe um exame similar que possa substituir a mamografia. Em caráter de rotina, esse exame pode ser adiado em gestantes ou em situações em que não se consegue posicionar a paciente de mamografia”, informou.

Para o dia do exame, a médica lembra que é importante evitar fazer uso de desodorantes, cremes hidratantes ou óleos corporais. “A mamografia é um exame de alta sensibilidade. Ou seja, é capaz de detectar alterações provocadas por artefatos como desodorantes, cremes hidratantes e óleos corporais. Por isso, o uso desses produtos deve ser evitado. O ciclo menstrual não tem interferência no resultado, porém, pensando no conforto da realização do exame, este pode ser melhor tolerado se realizado após a menstruação”, explicou.

Mais informações sobre mamografia no Instagram da mastologista Marisa Queiroz @dra.marisaqueiroz

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade