Dia das Mães

Mamães e bebês fortalecem vínculos de amor ao praticar exercícios físicos juntos

A prática de exercícios físicos juntos é um momento particular de cada mamãe e cada bebê e eles curtem muito as aulas juntos.

12/05/2019 às 11h49, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

O período pós-parto muitas vezes é muito difícil para algumas mães. Acontecem na vida das mulheres muitas transformações depois que o bebê nasce e as mudanças surgem no corpo, na mente e também na rotina de vida.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

Voltar a fazer exercício físico e recuperar a forma que tinham antes da engravidar é uma das dificuldades enfrentadas e diante de todas as demandas do dia a dia não é fácil conciliar os treinos com os cuidados com os bebês. Um grupo de mães de Feira de Santana encontrou no Pilates uma possibilidade de retornar a atividade física, porém com o diferencial de estarem acompanhadas de seus bebês.

Os treinos acontecem duas vezes por semana e as aulas duram em média 50 minutos. Os exercícios comandados pela fisioterapeuta e professora de pilates Tamires Bião são feitos ao som de canções de ninar e aula é planejada de acordo com o comportamento do bebês.

Foto: Divulgação

A auxiliar contábil Katherine Rodrigues da Silva, de 37 anos, é mãe de João Miguel de quatro meses e já pratica pilates há dez anos. Fez as aulas da modalidade durante toda a gestação e inclusive fez muitos exercícios voltados para o treinamento e preparo do corpo para o parto normal. João nasceu de parto natural e Katherine diz que o pilates foi fundamental pra que isso acontecesse. Depois que o bebê nasceu, passados 45 dias, a mamãe que sempre foi muito ativa com os exercícios físicos sentiu logo a vontade de retornar aos treinos.

Ela foi uma das primeiras mamães a iniciar os treinos de “baby pilates” no estúdio e em seguida vieram as outras alunas com os seus bebês. Hoje a turma conta com cinco mamães e seus filhos e as aulas são pura explosão de fofura e amor.

Katherine conta que as aulas de pilates em companhia de João além de trazerem mais condicionamento físico e disposição, são uma diversão a parte. João interage o tempo inteiro com ela e o fortalecimento do vínculo entre mãe e filho só aumenta. As aulas de pilates são momentos muito especiais para os dois e basta olhar para a carinha do bebê para ver toda a sua satisfação.

Foto: Arquivo Pessoal

“O meu abdômen vai voltando aos poucos para o normal e a forma que eu tinha antes de parir. Eu sinto que ganho mais força e disposição para segurar e cuidar do bebê. Ele percebe quando eu estou fazendo o exercício e o olhar dele para mim passa aquela atenção, aquela segurança e a sensação é que a gente fica mais apegado ainda”, afirmou.

Os treinos

Além da música ambiente com as cantigas de ninar, o cenário das aulas de “baby pilates” é composto de muitos itens para bebês como brinquedos, slings, paninhos de bebês e é claro sempre acontece de ter uma pausa para as mamadas no peito ou na mamadeira e também para o soninho.

Muitos exercícios são feitos com as mães segurando os filhos no colo ou sustentando-os nos slings. Ao final da aula as mamães saem com os treinos finalizados com sucesso e os bebês ficam com um gostinho de quero mais. O exercício preferido deles, segundo a professora Tamires Bião é quicar na bola de pilates e nesse momento eles ficam super ativos e espertos. O riso rola solto e a linguagem fofa dos bebês se mistura com o som das músicas infantis. A professora comentou que acredita que esse movimento da mãe segurando o filho e fazendo o movimento como se pulasse com o bumbum na bola se assemelha com algum movimento feito pelos bebês dentro do útero e por isso no momento desse exercício específico os bebês ficam bem animadinhos.

A médica Lanna Moojena, de 43 anos, é mãe de Estella de 5 meses e faz aulas de pilates junto com a bebê há um mês. Ela relata que além de todos os benefícios de voltar a atividade física depois do parto, de poder se cuidar e ficar mais ativa, o pilates tem permitido a intensa relação com a filha e também faz com que ela começe a deixar de ficar com a bebê no colo o tempo inteiro.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

“Ajuda a gente a tirar o bebê um pouquinho do colo. Porque a tendência é a gente não querer desgrudar do bebê e ficar com ele o tempo todo no colo. Com o pilates a gente também vai trabalhando isso em alguns movimentos. Tem alguns movimentos que fazemos sozinhas e com os bebês olhando para a gente no chão, por exemplo. A gente começa a soltar mais e isso ajuda muito até para quando formos retornar às nossas atividades profissionais. Não é preciso esperar ela crescer para voltar às atividades. Se for esperar, nunca vai ser o momento, por isso eu decidi me matricular e fazer as aulas com ela. Estella adora as aulas e para mim fazer essa atividade junto com ela é maravilhoso”, comentou.

Jaqueline Silva Lopes é professora, de 36 anos, mãe de Lucas de três meses e confirma todos os benefícios ditos pelas outras mamães das aulas de pilates que faz acompanhada pelo filho. Ela ressalta ainda que além de promover o seu bem-estar, percebe que após as aulas Lucas fica mais tranquilo, relaxado e dorme muito melhor.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

“Se eu fosse fazer outra atividade sem ele nesse momento eu poderia ficar com um pesinho na consciência. Mas em companhia dele eu fico também muito mais tranquila e despreocupada. Tenho a possibilidade de cuidar de mim sem culpa e sem sofrer a distância”, disse.

A professora Aline Goés, de 38 anos é mãe da bebê Maya de três meses e considera as aulas de ‘baby pilates’ uma atividade especializada que trabalha as necessidades de cada mamãe de acordo com o comportamento de seus bebês.

Para ela, depois das aulas Maya também está mais tranquila e vai descobrindo o mundo, observando os detalhes, as cores dos objetos no estúdio e todos os movimentos da mamãe. Muito atenta, a bebê vai se socializando com os outros coleguinhas e é notório a sintonia entre os pequenos coleguinhas. Eles já se conhecem e demonstram afeto um pelo outro quando estão juntos.

Foto: Arquivo Pessoal

“Maya antes ficava mais agitada e agora ela está bem tranquila. Fica atenta a tudo e os movimentos fazem com que ela se acalme, libere a tensão e isso ajuda bastante no seu desenvolvimento. Vejo os benefícios tanto para mim quanto para ela”, salientou Aline.

Experiência própria

A professora Tamires Bião também é praticante da modalidade de piltes acompanhada do bebê. Ela decidiu implantar a modalidade de exercício físico em seu estúdio quando teve a filha Maria Fernanda que atualmente tem quase dois anos. Maria foi a primeira aluna da modalidade e já pode até ser considerada uma mini instrutora de pilates. Conhece todos os aparelhos do estúdio mesmo tão pequena mostra toda a elasticidade e desenvoltura na prática dos exercícios.

Foto: Arquivo Pessoal

“Iniciei essa modalidade a partir da minha necessidade em retornar a fazer atividade física. Quando eu tive minha filha fiquei agoniada pra voltar aos treinos e então eu comecei a fazer os exercícios junto com ela. Decidi levar essa ideia para outras mães, alunas e contribuir para que elas possam cuidar de si e ficarem mais ativas após o parto. É um momento único e os bebês são muito participativos. A interação é fantástica e a medida que o tempo vai passando eu percebo como eles vão se sentindo mais confortáveis no estúdio, se acalmando e aproveitando todos os momentos junto com suas mamães”, pontuou.

Foto: Rachel Pinto/Acorda Cidade

A prática de exercícios físicos juntos é um momento particular de cada mamãe e cada bebê e eles curtem muito as aulas juntos. Com direito a muitas fotos, sorrisos, trocas de experiências e muito carinho e amor.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade