Feira de Santana

Maestro feirense representa Filarmônica 25 de Março em Conferência mundial na Espanha

O maestro feirense fará uma apresentação oral sobre gêneros musicais presentes no acervo da Filarmônica.

03/07/2019 às 15h38, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Feira de Santana será representada na Conferência Mundial da WASBE – World Association of Symphonic Bands and Ensembles, que acontece entre os dias 9 a 13 de julho, na cidade de Buñol, Espanha. O responsável por levar o nome da Princesa do Sertão para a Conferência, é Antônio Neves, maestro da Sociedade Filarmônica 25 de Março, de Feira de Santana.

Juntamente com o professor Dr. Joel Barbosa, da Escola de Música da UFBA, o maestro feirense fará uma apresentação oral sobre gêneros musicais presentes no acervo da Filarmônica. Ele conta que esse acervo tem aproximadamente 600 obras compostas por cerca de 135 compositores locais e internacionais.

“Destacam-se os mestres Estevam Moura (1907-1951) antigo mestre da 25 de Março entre a década de 30 a 50 do século passado, Tertuliano Santos (1868-1968), feirense e mestre da extinta filarmônica Vitória e posteriormente da 25 de Março. Desse modo, pretendemos abordar alguns gêneros musicais que são específicos de banda de música como o dobrado , marcha, polaca, bolero, elencando características composicionais que são próprias da nossa região”, pontua.

A Sociedade Filarmônica 25 de Março é uma instituição que este ano completou 151 anos. Antônio ressalta que, até então, o maior feito da instituição foi a ida ao Rio de Janeiro nos anos 60 e 70. “Hoje temos a possibilidade de atravessar o Atlântico e levar o nome de Feira de Santana e da Sociedade Filarmônica 25 de Março ao velho continente”, diz.

Para ele, a participação da instituição como protagonista de um evento de proporção mundial como a conferência da WASBE encoraja-os a continuar escrevendo novas páginas da história da Filarmônica. “Isso representa o esforço de todos aqueles que ao longo dos anos doaram suas vidas em prol da arte e da cultura local. Faço referência aos fundadores, músicos, maestros, sócios, diretores e adeptos da agremiação”.

O acervo da Sociedade Filarmônica 25 de Março se mantém armazenado e preservado na Universidade Estadual de Feira de Santana, através do trabalho do Centro de Documentação e Pesquisa – CEDOC, onde que realizada a limpeza e higienização de todos os documentos.

A WASBE é uma associação internacional sem fins lucrativos, aberta a todas as pessoas, instituições e indústrias interessadas em bandas sinfônicas e conjuntos de sopro.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade