Feira de Santana

Mães e responsáveis realizam manifestação para cobrar reforma de Escola Municipal no bairro Parque Getúlio Vargas

De acordo com Jocelita Souza, os estudantes não estão tendo aula na Escola Municipal Dr. Nilton Bellas Vieira.

04/05/2022 às 16h09, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Atualizada em 05.05.22 às 8h25

As mães e responsáveis de estudantes da Escola Municipal Dr. Nilton Bellas Vieira, localizada no bairro Parque Getúlio Vargas em Feira de Santana, realizaram uma manifestação no final da manhã desta quarta-feira (4), para cobrar a reforma que ainda não foi iniciada na unidade escolar.

Em entrevista ao Acorda Cidade, avó de dois estudantes, Jocelita Souza Ferreira, informou que após início da pandemia, a Secretaria de Educação informou que aproveitaria o período para realizar alguns reparos na escola, mas estes nunca foram feitos.

"Quando começou a pandemia, falaram que não iria ter aula. Tudo bem, voltamos para casa e os casos começaram a aumentar, tudo parou, não teve mais aula presencial em 2020 e disseram que iriam reformar a escola. Acontece que já se passaram dois anos e nada foi feito, abandonaram a escola e está aí entregue ao mato. Eu ainda lembro que ano passado, quando começou a ter aula de forma remota, eu vinha aqui, pegava as atividades e retornava para casa.", contou.

Foto: Arquivo Pessoal

De acordo com Jocelita Souza, os estudantes não estão tendo aula na Escola Municipal Dr. Nilton Bellas Vieira.

"Os meninos ficaram todo este período sem ter aula e agora que as aulas foram retomadas, eles decidiram colocar os estudantes na Escola Amélia Dourado, que fica lá no SIM. O carro passa aqui na Dr. Nilton Bellas Vieira e leva todos os estudantes e depois traz de volta. Porém o que é que acontece? Algumas mães se atrasam e acabam perdendo o transporte, então voltam para casa ou arrumam uma forma de levar o filho até a outra escola. Todo dia está sendo esse transtorno, e se a gente for parar para analisar, a escola de lá do bairro SIM, está pior do que a Nilton Bellas Vieira, disseram que os vândalos estavam invadindo o local, roubando algumas coisas, e por isso, decidiram ativar a escola e levar os estudantes daqui, para lá", informou ao Acorda Cidade.

Jocelita Souza, ainda explicou que esteve na Secretaria de Educação, chegou a conversar com a secretária Anaci Bispo Paim, e foi nformada que a reforma seria iniciada em fevereiro deste ano.

"Eu estive lá na secretaria, cheguei a conversar com a secretária, ela me disse que estava no aguardo de uma verba de um vereador, para que o prefeito pudesse aprovar o início da obra, seria no início de fevereiro, mas até hoje, nada. Eu retornei à secretaria para entender o que estava acontecendo e já não fui mais atendida por ela, outra pessoa que me atendeu, e por isso que nós, mães e responsáveis, queremos que os nossos filhos, netos, voltem a estudar aqui na Escola Municipal Dr. Nilton Bellas Vieira", concluiu.

Ao Acorda Cidade, a secretária municipal Anaci Bispo Paim, informou que o prefeito autorizou a reforma, ainda no mês de agosto do ano passado. De acordo com ela, a unidade escolar, passará a ter mais de mil metros quadrados.

"A Escola Municipal Dr. Nilton Bellas Vieira, teve a sua reforma autorizada pelo prefeito no dia 31 de agosto do ano passado, e a escola está com um projeto de grande ampliação, passando a ter um novo pátio coberto, área de recreação com arquibancada, nova biblioteca, salas administrativas para direção, coordenação e secretaria, além de banheiros adaptados. Esta escola sai de 445 m², para 1.252 m², e agora ficamos no aguardo para dar a ordem de serviço desta reforma", informou.

Ainda segundo a secretária, por conta desta reforma, os estudantes não poderiam ficar na unidade.

"Como não havia a possibilidade dos estudantes permanecerem na escola, precisávamos fazer um remanejamento, então passamos esta situação para a direção, e foram procurados diversos espaços que pudessem alocar estes estudantes, mas infelizmente não foi encontrado um local ali nas proximidades da comunidade. Nós temos um convênio com a Escola Amélia Dourado, e transferimos estes estudantes para esta escola. Estamos disponibilizando um transporte escolar, para que faça o deslocamento destes estudantes, no sentido de viabilizar o acesso. Nós esperamos que seja uma reforma que seja concluída dentro do prazo de 12 meses, e assim, os alunos poderão retornar para a escola de origem devidamente reformada", concluiu.

 

Com informações da produtora Maylla Nunes do Acorda Cidade

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade