Agenda Cultural

Livro O Valor da Poesia em Tempos de Violências será lançado no Amélio Amorim

O lançamento ocorrerá dentro de um recital que homenageará artistas que, sendo feirenses, são reconhecidos em todo o Brasil e em muitos outros países.

26/03/2019 às 07h45, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Será lançado no dia 31 de março de 2019, às 18 horas, no Centro de Cultura Amélio Amorim, o livro O Valor da Poesia em Tempos de Violências, da professora doutora e escritora Nildecy de Miranda Nascimento. A ideia do livro surgiu em outubro de 2010, quando a autora proferiu uma palestra sobre o tema na Academia de Letras da Bahia, vindo a repeti-la em várias universidades no Brasil e ao redor do mundo (Aveiro, Portugal, 2011; Cadiz, Espanha, 2012; Sorbonne, Paris, 2013). É um convite a refletir sobre a importância da poesia no mundo, sobre a beleza que recobre a Terra, sendo especialmente dedicado por Nildecy, como despedida e agradecimento, a todos os alunos que passaram pelas suas salas de aula, já que ela está cumprindo o período oficial de sua atividade profissional. A capa é obra do arquiteto Juracy Dórea e do artista visual George Lima e o prefácio foi escrito pelo delegado de Polícia Federal de Vitória da Conquista, o Dr. Victor Emmanuel Menezes, que também foi aluno da autora.

O lançamento ocorrerá dentro de um recital que homenageará artistas que, sendo feirenses, são reconhecidos em todo o Brasil e em muitos outros países. Entre esses artistas estão os poetas Roberval Pereyr cuja poesia é objeto de análise do próprio livro, Antônio Brasileiro, Tito Pereira, Camila Pereira e Carol Pereyr. Esses últimos participarão do recital cantando poemas do pai, o poeta Roberval Pereyr, que eles musicaram.

Nildecy de Miranda Nascimento é doutora em Teorias e Crítica da Literatura e da Cultura pela Universidade Federal da Bahia, mestre em Literatura e Diversidade Cultural pela Universidade Estadual de Feira de Santana, onde também se graduou em Letras, após abandonar o curso de Bacharelado em Engenharia Civil. Professora de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira a partir de 1990 na rede Pública Municipal e Estadual, em Feira de Santana, foi professora nos cursos de Jornalismo, Publicidade, Contabilidade e Administração da Unidade de Ensino Superior de Feira de Santana (Unef) e da Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Nessa última instituição, tornou-se responsável pela Coordenação Geral a partir de 2006. Membro da Academia Feirense de Letras de 1984 a 1986, Nildecy de Miranda Nascimento é autora dos livros Do outro lado (crônicas) e Luiz Gonzaga um contador do Nordeste do Brasil (teoria literária e cultural).

Serviço

O quê: Lançamento do livro O Valor da Poesia em Tempos de Violências

Onde: Centro de Cultura Amélio Amorim

Quando: 31 de março – domingo

Horário: 18 horas
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade