Feira de Santana

Livro Águas da Lagoa Grande: memórias, vivências e resistências ancestrais é lançado em Feira de Santana

A obra, contemplado pela Lei Aldir Blanc, no edital de chamamento público da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, constitui uma narrativa acerca do território identitário reconhecido como quilombola, a Comunidade de Lagoa Grande, no Distrito de Maria Quitéria (São José das Itapororocas).

07/04/2021 às 14h02, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Escrito na linguagem da literatura de cordel e ilustrado com desenhos de moradores da comunidade onde se ambienta, o livro “Águas da Lagoa Grande: memórias, vivências e resistências ancestrais” foi lançado na noite da última segunda-feira (05) com uma programação toda especial no perfil da editora Na Carona, no instagram (@editora.nacarona).

A obra, contemplado pela Lei Aldir Blanc, no edital de chamamento público da Prefeitura Municipal de Feira de Santana, constitui uma narrativa acerca do território identitário reconhecido como quilombola, a Comunidade de Lagoa Grande, no Distrito de Maria Quitéria (São José das Itapororocas) e “versa em torno do principal símbolo da comunidade, a lagoa, que se personifica em múltiplas vozes, presentes no cotidiano daqueles e daquelas que participam direta ou indiretamente de sua elaboração”, explica o editor Juliano Campos.

Para além disso, o livro inscreve-se como um marco que amplia o conhecimento sobre um povo, suas lutas e sua cultura. Nos versos, nas fotos e nos desenhos que o compõem são realçadas a história, as peculiaridades e lutas daquela comunidade. “São os próprios moradores da comunidade quem ilustram o livro, legitimando-o, assim, como um marco narrativo aliado de seus dizeres acerca de si mesmos”.

O prefácio é da moradora e líder comunitária da Lagoa Grande, Isabel Santos. Já o título da obra, explica o editor, é uma adaptação do tema da 8ª edição do Novembro Negro, evento que discute as problemáticas étnicas, sociológicas e ecológicas que envolvem a Comunidade Lagoa Grande.

Escrita por Romildo Alves, O Garotinho do Cordel, e que possui o selo da Na Carona, editora que já tem uma trajetória consolidada na produção de paradidáticos focados em Feira de Santana, destina-se a todos os públicos, em especial àqueles em processos formativos.

Águas da Lagoa Grande: Memórias, Vivências e Resistências

Autor: Romildo Alves, O Garotinho do Cordel

Editora: Na Carona Editora

Ano: 2021

Páginas: 78

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade