Feira de Santana

Lançado em Feira de Santana o primeiro manual avançado de Enfermagem do país

O livro foi produzido pela enfermeira Maiza Macedo, coordenadora do SAMU

07/10/2021 às 16h33, Por Amanda Pinheiro

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

“Enfermagem – Fluxos e Condutas em Urgência e Emergência”. Este é título do livro lançado esta semana em Feira de Santana, e que é também o primeiro yellowbook da área de enfermagem em todo o Brasil. Yellowbook é uma espécie de manual avançado de procedimentos, em que constam não apenas as fundamentações teóricas, mas também todas as orientações práticas para a atuação do profissional em sua área de atuação. Neste caso, os enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem, no seu atendimento diário aos pacientes.

O livro foi produzido pela enfermeira Maiza Macedo, coordenadora do SAMU – Serviço de Atendimento Móvel de Urgência de Feira de Santana. Com 624 páginas, contém 63 capítulos sobre os mais diversos procedimentos, com imagens e fluxogramas coloridos, textos e listas de condutas para os casos mais recorrentes em urgência e emergência, o que garante ao profissional de saúde um atendimento rápido e seguro ao paciente.

Maiza Macedo é autora de 60 capítulos. Mas há também a participação de outros 38 mestres e doutores em Enfermagem na elaboração dos textos, e três dos capítulos tem seus próprios autores exclusivos. Todos são profissionais que atuam em Feira de Santana, Salvador e Alagoinhas.

CAPÍTULO INÉDITO SOBRE BIOÉTICA

“É o primeiro yellowbook de Enfermagem do país, e o segundo da área de saúde. O primeiro é um yellowbook de Medicina, coordenado por Clístenes Queiroz, professor da Faculdade Baiana de Medicina”, diz Maiza Macedo.

Segundo ela, o livro é baseado não apenas na mais atualizada bibliografia de Enfermagem, mas também nas mais recentes inovações práticas do exercício da profissão, inclusive no que diz respeito ao atendimento a pacientes com a Covid 19. Sobre este tema existe um capítulo especial escrito pela enfermeira-assistencial do Samu, Jéssica Rocha, em parceria com Maiza, tratando de novos procedimentos adotados em função da pandemia.

O livro traz ainda um artigo inédito sobre a bioética na urgência e na emergência, de autoria de Deisy Vital, professora da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. “Não existia nada sobre este tema na literatura da Enfermagem”, afirma Maiza. Segundo ela, o livro obedece a todas as normas do Conselho Nacional de Enfermagem, e pode ser consultado no dia-a-dia do profissional de saúde, durante seu atendimento aos pacientes no local de trabalho.

Produzido entre 2019 e 2020, “Enfermagem – Fluxos e Condutas em Urgência e Emergência” foi editado pela Sanar Saúde, uma startup de Salvador. Está sendo vendido, nesse primeiro momento, pelo preço promocional de R$ 129,90. Depois custará R$ 169,90. O lançamento foi feito na quarta e na quinta-feira, para 140 profissionais de saúde, de forma agendada e escalonada: dez pessoas a cada 30 minutos, com direito a autógrafos e breves bate-papos, para evitar aglomerações.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade