Política

Juízes e Câmara Federal acompanham investigação contra ameaças à prefeita de Cachoeira

De acordo com a juíza Renata Gil, do Rio de Janeiro, a Associação dos Magistrados do Brasil está acompanhando os desdobramentos da investigação.

10/05/2021 às 15h24, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Uma comitiva acompanhou nesta segunda-feira (10) a visita da ministra Damares Alves à cidade de Cachoeira, para prestar apoio às investigações contra as ameaças sofridas pela prefeita da cidade, Eliana Gonzaga, e cobra a elucidação de homicídios que ocorreram no município.

De acordo com a juíza Renata Gil, do Rio de Janeiro, a Associação dos Magistrados do Brasil está acompanhando os desdobramentos da investigação. “O pode judiciário da Bahia já está acionado e tudo comunicado também ao Tribunal Superior Eleitoral em razão da conotação política do caso. Nós viemos empenhar o apoio da magistratura à elucidação e o fortalecimento da democracia, já que os juízes brasileiros são responsáveis por todo o processo eleitoral do país”, afirmou.

Ela ressaltou que mesmo diante das ameaças de morte após a eleição, a prefeitura deve seguir adiante e não ceder à pressão para renunciar ao cargo.

“Nós não admitiremos nem impunidade e nem constrangimento no exercício do mandato. O recado hoje é apuração do fato, desaparecimento do sentimento de impunidade, segurança pra o exercício do mandato eletivo. Isso repercutiu em todo o Brasil. A matéria ainda está sigilosa, a gente está em apuração e tudo será divulgado pelas autoridades que estão acompanhando o caso”, destacou.

Visibilidade

A deputada federal Celina Leão, coordenadora da bancada feminina da Câmara Federal, declarou que o objetivo da comitiva nesse momento é trazer mais visibilidade às investigações. Ela considera o que está acontecendo em Cachoeira algo gravíssimo.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“A situação aqui é gravíssima, a bancada se faz presente e cobrando providências das autoridades. Cobrando justiça pelos crimes que já foram cometidos e dando visibilidade pra que uma mulher possa exercer seu mandato democraticamente, com segurança, tranquilidade, e a garantia que lhe é dada. A Câmara Federal está representada aqui por duas deputadas e alguns deputados, e estamos acompanhando esse caso de perto. Nesse primeiro momento o papel da Câmara Federal é dar visibilidade, porque eles não estão brigando somente com a prefeita, estão brigando contra um ministério, a secretaria das mulheres, contra os poderes constituídos que estão presentes.”

Segundo Celina Leão, a secretaria pediu providências também ao Ministério Público Federal e à Associação dos Magistrados, através da doutora Renata Gil, para fazer Justiça e punir os culpados.

“Eu acredito que uma mesa como essa representada aqui, eles entendem que é um recado que está sendo dado. São muitos os casos pelo Brasil, e a Secretaria da Mulher da Câmara Federal está mapeando e vamos cobrar providências pra que isso não aconteça mais no Brasil.”

Também em entrevista ao Acorda Cidade, a ministra Damares Alves alertou que a prefeita de Cachoeira não está sozinha. “As autoridades vieram aqui pra dizer que mexeu com ela, mexeu com todos no Brasil. O governo federal veio empenhar apoio e proteção. O presidente da República está acompanhando, o ministro da Justiça, o Supremo Tribunal, estão todos acompanhando o caso da prefeita. A princípio a segurança dela é pelo governo do estado, e o estado não podendo protegê-la aciona o governo federal.”
 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade. 

Leia também: Prefeita não está sozinha', diz ministra Damares em visita à Cachoeira para acompanhar investigações

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade