Literatura

Judinara Braz lança livro infantil na Flifs e em escola

A obra fala, de modo lúdico e divertido, sobre o uso excessivo de aparelhos eletrônicos por crianças e adolescentes, além de como os pais podem lidar com esse tipo de situação.

28/09/2020 às 15h25, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

‘Patyline, cadê você?’. Esse é o título do novo livro infantil que a psicóloga, professora e escritora Judinara Braz lançou na 13ª Edição da Feira do Livro – Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs), com direito a intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras), e na Escola João Paulo I, onde é diretora da Educação Infantil e 1º Ano, tudo realizado on-line. A obra fala, de modo lúdico e divertido, sobre o uso excessivo de aparelhos eletrônicos por crianças e adolescentes, além de como os pais podem lidar com esse tipo de situação.

Os lançamentos tiveram até cenário. “Cenário é tudo que você tem em casa, ele ilustra a história, mas o primeiro deles é o que você imagina. Uma abobrinha, por exemplo, foi transformada na cadeira de balanço da vovó de Patyline. Um jogo americano de crochê se transformou em tapete. O mais importante na contação de história é ouvir, imaginar e deixar a história tomar conta da gente”, revelou a escritora.
Para esta obra, a autora se inspirou em uma história real semelhante. “O que fiz? Peguei o caso, escrevi, acrescentei uma prosa, aumentei um conto, inseri um verso, coloquei uma frase… Assim foi se dando a história também através da minha imaginação”, disse Judinara Braz, que também já escreveu o livro infantil ‘Sapatinho de Natal’, lançado em dezembro de 2018.

Foto: Arquivo Pessoal

Ela ainda contou como surgiu o desejo de escrever para crianças. “Fui muito sapeca na infância. E minha mãe, Enedite Braz, sempre conta meus causos. O que despertou em mim querer ouvir casos dos pequenos e fez crescer minha vontade de escrever. Pego a personalidade de um, a forma de vestir do outro e faço o livro. Uns casos engraçados, outros mais sérios. Inicialmente escrevia textos soltos e lia para as crianças em sala de aula. Depois esses escritos passaram a forma de livro. Mas a maior inspiração mesmo é a escuta livre, sensível, sem uma audiência punitiva. Aí nasce e sempre vai nascer a minha inspiração de escritora infantil. Daí fica a certeza que toda criança traz uma estória que pode ser escrita”, pontuou.

As ilustrações dos livros foram feitas pelo filho da autora, Davi Braz, e as revisões pelo esposo dela, Walmir Mota. Na Flifs, realizada de 22 a 26 de setembro, o lançamento foi mediado pela pedagoga Rafaela Juliano, na manhã da sexta-feira (26). Na JPI, pela jornalista Catarina Arouca, na manhã desse domingo (27).

Tecnologias e crianças

O contato com equipamentos como celular, tablet e vídeo game ocorre em idades cada vez mais precoces no Brasil e no mundo. As consequências do uso excessivo desses aparelhos preocupam os especialistas, que pontuam como esse exagero atua de modo nocivo no cérebro dos pequenos.

“A falta do limite de tempo em que a criança ou adolescente pode usar o eletrônico traz sérios riscos como falta de atenção e socialização; enfraquecimento da memória; e diminuição da produtividade, por exemplo”, afirmou Judinara Braz. Para adquirir o livro, entre em contato através dos telefones: 3489-0062 ou 3221-2986.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade