Feira de Santana

Ipês protagonizam belo espetáculo da natureza em Feira de Santana

É a árvore ornamental mais plantada do país e tida, segundo especialistas, como um dos indicadores do tempo.

21/11/2018 às 11h00, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Flores de ipê, espécie também conhecida como pau d’arco, colorem trechos de ruas, avenidas e passeios em Feira de Santana nesta época do ano. São um refresco para os olhos. Os cachos desabrocham com maior intensidade a pouco mais de um mês do final da primavera. As árvores se despiram das folhas, que deram lugar às belas flores rosa. Um luxo da natureza.

Ipês da avenida Maria Quitéria, que formam um dos maiores bosques desta espécie do interior baiano, ‘trocaram de uniforme’ nos últimos dias. Despiram-se do verde e colocaram seus trajes de gala: cobriram-se de flores rosa. Estão prontos para a festa da primavera. Se tornaram os ‘reis do pedaço’.

A florada é um dos mais belos espetáculos que estas árvores – que com os flamboyants podem ser consideradas símbolos da cidade – gentilmente oferecem a feirenses e visitantes, mesmo que curto. Os cachos se seguram apenas por alguns poucos dias. Mas tempo suficiente para que a beleza seja admirada.

As flores colorem o chão. O despencar é outro espetáculo. Não perde a graça ao formar um tapete original. A imponência das flores marca o seu território. É a árvore ornamental mais plantada do país e tida, segundo especialistas, como um dos indicadores do tempo: floração acentuada indica pouca chuva, clima seco, com poucas chuvas, adiante.

 Foto: Abnner Kaique

A florada enfeita não apenas a Maria Quitéria, onde a presença dos ipês é mais vistas – principalmente na parte norte da avenida, às dezenas, plantados há algumas décadas. A árvore enfeita vários pontos da cidade. Tudo fica mais bonito. Da copa ao chão. Pena que nem todas atendam os ciclos da natureza.

Uma localizada entre os dois postos de combustíveis da rua Monsenhor Mário Pessoa enche os olhos dos transeuntes e se tornou ponto obrigatório das selfies de quem curte a natureza. Outras que ficam na avenida Getúlio Vargas são de rara beleza.

Além de embelezar, as árvores combatem a poluição do ar, sonora e visual, da água e da terra. Uma parceira e tanto. Mas a florada, de acordo com especialistas, é resultado do estresse hídrico, resultado de dias secos e do calor.

Informações da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom)

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade