Feira de Santana

Instituto Família Azul promove IV caminhada ‘Amamos os autistas’

O prefeito Colbert Martins relatou que foi feito um senso em Feira de Santana no ano de 2016 e a pesquisa identificou cerca de 700 pessoas com autismo na cidade.

07/04/2019 às 12h47, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Foi realizada na manhã deste domingo (7) em Feira de Santana a IV caminhada ‘Amamos os autistas’. O evento foi realizado pelo Instituto Família, Azul que existe há cinco anos na cidade e tem como objetivo chamar a atenção para as necessidades das pessoas autistas e suas particularidades. Participaram da caminhada pessoas autistas e seus familiares, comunidade e representantes do poder público.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Roselândia Carneiro Santos é mãe de Pedro Valter Carneiro, que tem nove anos e é autista. Eles foram prestigiar a caminhada e Roselândia contou que o maior desafio para as pessoas autistas em Feira de Santana e também em várias partes do Brasil é relacionado a educação. Muitos autistas têm grande dificuldade em ler, escrever e convivem com a falta de profissionais capacitados para atendê-los. Segundo ela, o autista tem comportamentos individuais e a convivência social pode ser algo muito variável.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O que me impressiona é o fato deles não terem noção do perigo. Alguns se incomodam muito com barulho. Mas, eles são muito carinhos, demonstram muito amor e isso é emocionante”, disse.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Cintia Souza coordenadora do Instituto Família Azul informou que a entidade realizou neste mês de abril várias atividades para conscientizar as pessoas sobre o autismo. Durante todo o ano o instituto também realiza ações e para ela, Feira de Santana é uma cidade que é referência no atendimento as pessoas autistas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nossa cidade tem galgado passos largos e significativos em relação ao autismo. Contamos com o apoio da gestão municipal nesse trabalho”, frisou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ela acrescentou que o instituto surgiu a partir da carência de profissionais capacitados para atender as pessoas autistas e essa é uma luta que ainda continua. A busca de uma equipe multidisciplinar que possa acompanhar os autistas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O prefeito Colbert Martins relatou que foi feito um senso em Feira de Santana no ano de 2016 e a pesquisa identificou cerca de 700 pessoas com autismo na cidade. De acordo com ele, a prefeitura tem realizado ações para atender a essa população e o próximo passo é a construção de um centro específico de atendimento aos autistas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós queremos ampliar as formas de identificação e diagnóstico precoce. Com isso a gente pode ajudar melhor tanto as crianças, quanto as famílias. Nossa prioridade é além dos autistas, dar suporte para outras pessoas que tenham algum tipo de dificuldade. A cidade está disposta para apoiar no que for preciso”, finalizou.

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade