Decreto Emergencial

Instalação de bilhetagem eletrônica nos micro-ônibus é iniciada

Ainda não há uma definição de quando os veículos irão operar nas linhas.

16/11/2021 às 17h44, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Na última quarta-feira (10), a Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) convocou todos os permissionários do Sistema de Transporte Público Alternativo e Complementar (STPAC), que possuem ou possam dispor de micro-ônibus com catraca, para manifestarem o interesse em operar, em caráter emergencial, nas linhas da região norte de Feira de Santana.

Nesta terça-feira (16), foi iniciada a instalação dos equipamentos eletrônicos, para que os usuários que dispõem do cartão Via Feira também possam utilizar o transporte alternativo.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o presidente da Associação dos Condutores Autônomos do Transporte Alternativo de Feira de Santana (Ascotrafs Feira), Raimundo Souza, conhecido como 'Dinho do Alternativo', explicou que este processo inicial, é realizado pela equipe técnica da secretaria fazendo os últimos testes com os equipamentos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Já estamos aqui na Secretaria fazendo alguns ajustes para as instalações da bilhetagem eletrônica para atender todas as comunidades da região norte da cidade. Graças a Deus, o pessoal já está utilizando algumas ações e a Secretaria, por sua vez, está fazendo todo o trabalho com a equipe técnica, realizando as revisões, ajustes, para que possa acontecer uma trabalho belíssimo para nossa comunidade", disse.

O presidente da Associação explicou que os veículos não são novos, mas que estão em bom estado de conservação, pois eram utilizados em outras linhas.

"Não são carros novos, mas conservados, são veículos de 2014/2015 que podem atender as comunidades sem nenhum tipo de problema. Estes carros estavam operando em algumas linhas do nosso sistema, mas essas linhas não possuem tanta demanda como tem na região norte, que foi abandonada pela empresa Rosa, e a São João está atendendo de forma emergencial. Mas tenho certeza que quando estes micro-ônibus começarem a rodar, vamos atender com toda a qualidade o povo destas regiões", explicou.

Dos mais de 20 micro-ônibus que o STPAC possui, apenas seis serão utilizados, segundo o presidente da Associação.

"Hoje nós temos mais de 20 micro-ônibus em nosso sistema, sendo que seis estão sendo migrados para atender o povo da região norte. Além destes veículos, as nossas vans também continuam operando e, em breve, também serão contempladas com a bilhetagem eletrônica. Ainda não podemos determinar a data, quando terá início a circulação dos micro-ônibus, mas o quanto mais breve for possível, melhor. A comunidade está necessitando e acredito que, assim que todos os testes e ajustes forem feitos, já estaremos circulando naquelas comunidades como Fazenda Morro, Candeia Grossa e Santa Quitéria", afirmou.

Ainda de acordo com Dinho do Alternativo, este passo dado em conjunto com a prefeitura de Feira de Santana representa grande esforço que foi feito pela categoria durante anos.

"Esta é uma luta antiga do transporte alternativo e estamos almejando a bilhetagem eletrônica porque o povo que tem crédito nos cartões precisa utilizar o transporte, passa a van, mas o passageiro está lá com o cartão embaixo de sol, embaixo de chuva, porque não pode embarcar. Então agora este processo será viabilizado dando este direito de ir e vir da comunidade, fluindo para o nosso povão e vai ficar maravilhoso, Deus está no controle de tudo e o importante é isso", concluiu.

Na tarde de hoje, o diretor regional da empresa de tecnologia orientou os primeiros permissionários sobre os procedimentos técnicos que antecedem a instalação dos equipamentos de bilhetagem eletrônica e GPS.

Foto: Arquivo Pessoal

Segundo o secretário da SMTT, Saulo Figueiredo, na tarde da última sexta-feira (12), 14 kits de validadores já foram entregues ao município e testes de compatibilidade estão sendo feitos nos micro-ônibus.

Ainda de acordo com o secretário, após o resultado dos testes de compatibilidade nas catracas, a data de início da operação será definida.

Foto: Arquivo Pessoal

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Leia também:

Justiça proíbe permissionários do Stpac rodarem com micro-ônibus

Decreto convocando permissionários do Stpac é absolutamente legal, diz procurador

SMTT convoca permissionários do Stpac que possuem micro-ônibus

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade