Feira de Santana

Instalação da linha de transmissão elétrica pode inviabilizar Voo Livre em Feira de Santana

O município se destaca no Brasil, como um dos melhores pontos, a ser praticado o voo livre.

20/10/2021 às 18h15, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Foi realizada na tarde desta quarta-feira (20) no auditório do Mercado de Arte Popular de Feira de Santana, uma reunião com representantes da prefeitura municipal, entidades ligadas ao Voo Livre, como a Federação Baiana de Voo Livre e Associação Feirense de Voo Livre, e representantes da Companhia São Francisco de Energia Sterlight, para debaterem sobre a instalação da linha de transmissão de energia elétrica, que pode inviabilizar a prática do esporte no Morro de Pé de Serra, localizado no distrito de Maria Quitéria.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Karoline Oliveira, uma das responsáveis pela construção da rampa de Voo Livre no local, informou que ainda não há nenhuma solução viável para que o esporte possa continuar sendo praticado na região.

"Ainda não existe uma solução viável pelo discurso da empresa. Nossa proposta, é que essa linha fosse modificada em seu trajeto, até pelo fato de favorecer as comunidades quilombolas que estão sendo impactadas. Hoje no nosso caso da rampa, a gente fica sem pouso de emergência ali na área da frente e isso pode causar um grande impacto no turismo esportivo aqui de Feira de Santana, que tem condições de sediar campeonatos de nível internacional e agora terá essa linha de transmissão na frente do morro", disse.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

De acordo com a Karoline Oliveira, a empresa se mostrou aberta para novas propostas, mas afirmou que a mudança do trajeto das transmissões pode não acontecer.

"Não chegamos a nenhuma conclusão, mas a empresa se mostrou aberta para ver quais são as propostas que a Federação Baiana de Voo Livre e a Associação Feirense de Voo Livre poderia estar passando para eles. Mas de todas as propostas, eles deixaram bem claro que a mudança de trajeto das linhas, é a menos viável por questões de tempo hábil para que seja feito todo um estudo", afirmou.

Segundo o secretário municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana, Jairo Carneiro Filho, o município se destaca no Brasil, como um dos melhores pontos, a ser praticado o voo livre.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

"Nós estamos tratando aqui de um assunto muito importante, porque impacta diretamente com a modalidade do Voo Livre em nosso município, especificamente no Morro de São José e que se destaca no Brasil, como um dos melhores pontos para essa prática. Recentemente, recebemos a liberação da Federação para ter competições internacionais e agora, a empresa Sterlight está aqui com seus representantes apresentando por onde essa linha de transmissão irá passar. Isso pode impactar diretamente no desenvolvimento desta modalidade esportiva e no desenvolvimento do turismo em nossa região, especificamente em Maria Quitéria", explicou.

Segundo o secretário, em um próximo encontro, será mais uma vez discutido este assunto, no intuito de defender a prática do esporte na região, sem que tenha nenhum tipo de prejuízo.

"Aqui nós estamos discutindo junto com a Federação Baiana de Voo Livre, defendendo estes pontos, para que a empresa possa levar para seus departamentos, para o setor jurídico, engenharia, porque em um próximo momento, possamos estar reunindo e alinhando todas as informações, porque o município, a secretaria de Cultura Esporte e Lazer, e a Federação, estão juntas para defender o esporte, ainda mais agora em um momento de retomada das atividades esportivas que estamos vivendo. Nossa intenção é mostrar as alternativas que não venham prejudicar a prática do Voo Livre em nosso município, porque inclusive, já temos até marcado agora para o mês de dezembro, um campeonato que será realizado lá no espaço", concluiu.

A reportagem do Acorda Cidade procurou os representantes da empresa Sterlight, mas os mesmos, não quiseram se pronunciar.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Pais denunciam obra inacabada na Escola Antônio Carlos Pinto no Papagaio - ft Paulo José - Acorda Cidade

Feira de Santana

Pais reclamam sobre obra inacabada de escola no bairro Papagaio: “Arrumaram de qualquer jeito"

Moradores cobraram uma resposta do poder público municipal, pois as obras no local estão inacabadas e as aulas já retornaram....

27/03/2024 às 22h28

apresentação teatro

Feira de Santana

Dia Mundial do Teatro: conheça os projetos que favorecem o desenvolvimento de crianças e jovens em Feira de Santana

Ao todo, seis teatros fazem parte da composição dos espaços no município.

27/03/2024 às 20h10

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do Mês da mulher na Uefs

Feira de Santana

Feira “Saberes e Sabores” marca o encerramento do mês da mulher na Uefs

Além da oferta de produtos oriundos da agricultura familiar, o evento também recebeu o apoio da Secretaria Estadual de Políticas...

27/03/2024 às 20h01

Projetos Lacre do Bem

Doação

Campanha Lacre do Bem faz entrega de cadeiras de rodas em Feira de Santana

Desde 2013, a iniciativa tem feito a diferença na vida de muitas pessoas através da acessibilidade, doando cadeiras de rodas....

27/03/2024 às 18h35

Após repercussão negativa por pedir minuto de silêncio para autor de feminicídio, vereador pede perdão: "fui bastante infeliz"

Feira de Santana

Após repercussão negativa por pedir minuto de silêncio para autor de feminicídio, vereador pede perdão: "fui bastante infeliz"

Após esse pedido, o vereador Jhonatas Monteiro expressou seu repúdio à proposta de homenagem ao acusado de feminicídio.

27/03/2024 às 18h09

Foto: Space Lab

Diversão Garantida!

Pela primeira vez em Feira de Santana, Space Lab traz experiência imersiva para toda a família

Com sala imersiva, projetores de alta definição, telas interativas enormes, painéis de pintura, escorrega e muito mais.

27/03/2024 às 16h50

image

Rádio acorda cidade