Rede UniFTC

Inscrições abertas para vestibular de Medicina da UniFTC

A instituição oferece três formas de ingresso e provas acontecem em 30 de maio.

05/05/2021 às 14h57, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A pandemia da covid-19 mexeu com as rotinas e os planos de pessoas ao redor do mundo. Diante desse cenário inesperado, até os sonhos tomaram outra dimensão. Estudar Medicina, por exemplo, sempre foi o objetivo de muitos estudantes e até de profissionais formados, que enxergam na carreira médica sua verdadeira vocação. Mas agora, além da realização pessoal, se tornar uma médica ou um médico de excelência é, mais do que nunca, um serviço à sociedade.

Quem quiser se dedicar ao sonho e à realidade da Medicina já pode se inscrever no processo seletivo da Rede UniFTC. A instituição está com as inscrições abertas para o semestre de 2021.2, e disponibiliza três formas de ingresso: vestibular tradicional, segunda graduação para profissionais de Saúde e seleção simplificada através do diploma International Baccalaureate (IB). A prova on-line está marcada para 30 de maio. Para se inscrever, basta acessar http://bit.ly/MedicinaUniFTC-2021-2

Pensando em formar as médicas e médicos do futuro, a Rede UniFTC vem investindo em metodologias inovadoras, corpo docente altamente qualificado, tecnologia de ponta e um acolhimento humanístico. O curso de Medicina da instituição é um dos mais bem conceituados do Brasil, de acordo com o MEC.

No último ano, o cuidado foi redobrado para formar profissionais capazes de atuar mesmo em cenários mais complexos, como este que estamos enfrentando. “Na Medicina UniFTC, acreditamos que aprender faz parte da dinâmica de uma instituição de ensino superior. A pandemia, com todos os seus desafios, tem nos ensinado a buscar soluções inovadoras, que permitem a continuidade da formação de nossos estudantes com excelência, segurança e empatia”, afirma o Vice-Presidente de Saúde da Rede UniFTC, o médico André Nazar.

Processo Seletivo – Estudantes com ensino médio completo devem se inscrever até o dia 23 de maio no vestibular tradicional. Aqueles profissionais da área de Saúde, que desejam mudar o curso da própria vida, podem ingressar na instituição através do processo seletivo para Segunda Graduação, que está com as inscrições abertas até o dia 17 de maio. Para os dois processos seletivos, haverá prova no dia 30 de maio.

Já os estudantes de escolas internacionais que têm o diploma International Baccalaureatte (IB) podem participar de uma seleção simplificada. É a primeira vez que a UniFTC oferece essa modalidade de ingresso. As inscrições também devem ser realizadas até 17 de maio.

Em entrevista ao Acorda Cidade, na manhã desta quarta-feira (5), o médico e coordenador acadêmico da UniFTC, Deivid Santos, explicou que o principal objetivo da instituição, é formar profissionais eficientes e inovadores.

"Nosso curso já possui 16 anos e tem uma trajetória longa, seja com vários acertos e até mesmo, com alguns erros, mas que estamos modificando ao longo desse período. O nosso principal objetivo é formar profissionais eficientes e inovadores democraticamente, para isso investimos em tecnologias, em metodologias ativas para empregar na sociedade, médicos e médicas capazes de cumprir com excelência o trabalho social. Os estudantes desde o início quando adentram o curso de medicina na UniFTC, eu digo sempre que é um ritual de passagem, são meninos do ensino médio com ansiedade grande para entrar no curso, chegam no primeiro dia e ficam encantados com o corpo humano, então essa passagem, é sair do ensino médio e está buscando a sua vida profissional, novos anseios, novos desafios a serem cumpridos", explicou.

Foto: Divulgação

Ainda de acordo com o médico Deivid Santos, os cursos de medicina mais antigos não disponibilizavam o contato dos estudantes com os pacientes, ainda nos primeiros semestres da graduação. De acordo com ele, atualmente, esse processo é considerado importante alinhando as disciplinas teóricas, com as disciplinas práticas.

"Essa é uma prática inovadora do nosso curso, fazer com que os alunos tenham contato desde os primeiros semestres com os pacientes, porque sabemos que nos cursos de medicina mais antigos, aqueles mais tradicionais, os alunos não tinham o contato, somente lá para o terceiro ano de curso. O curso de medicina da UniFTC já dispõe desse contato com o paciente a partir do segundo ano de curso, esses estudantes passam a atender os pacientes com seus preceptores médicos, altamente capacitados em suas áreas específicas e começam a ter o laboratório de clínica médica e pediatria no terceiro semestre", disse.

Em Salvador, a UniFTC possui duas clínicas escolas, onde os estudantes põe em prática, todo conhecimento dado em sala de aula. Segundo o médico Deivid Santos, uma das escolas possui 28 consultórios climatizados.

"Temos duas clínicas escolas, a clínica escola FTC Paralela, existem 28 consultórios climatizados e com toda estrutura de clínica, com brinquedoteca, construímos uma tenda de mil metros quadrados e ela tem a aparência de um Hospital de Campanha. A partir do quarto semestre, os alunos começam atender pequenos procedimentos na escola que fica na Avenida Ogunjá, próximo ao Bonocô, ali na Avenida Vasco da Gama e lá, existe uma séria de especialidades médicas, inclusive os alunos já iniciam fazendo pequenos procedimentos cirúrgicos, suturas e retiradas de sinais, e claro, sempre acompanhados de profissionais competentes que orientam eles a realizarem esses procedimentos", concluiu. 

|Inscrições abertas – Medicina UniFTC 2021.2|

Inscrições para o Vestibular Tradicional – até 23 de maio em http://bit.ly/MedicinaUniFTC-Vestibular2021-2

Inscrições para a Segunda Graduação – até 17 de maio em http://bit.ly/MedicinaUniFTC-SG

Inscrições para seleção simplificada IB – até 17 de maio em http://bit.ly/MedicinaUniFTC-IB

Prova On-line: 30 de maio

Mais informações http://bit.ly/MedicinaUniFTC-2021-2

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade