Internacional

Inglês suspeito de ser dono de tonelada de cocaína apreendida com brasileiros em barco na África é solto

Polícia Federal do Brasil informou que, desde que suspeito foi detido, solicitou extradição.

18/09/2018 às 14h32, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O inglês George Eduard Soul, suspeito ser um dos donos da tonelada de cocaína que foi apreendida com velejadores brasileiros, em um barco, em Cabo Verde, na África, foi solto na segunda-feira (17), na Itália, segundo informações da Polícia Federal (PF).

A PF não soube informar qual a alegação utilizada pela Justiça italiana para liberar o homem, que também é conhecido como George Fox. Em nota, o órgão esclareceu que, assim que o velejador foi preso, no início de agosto deste ano, foi enviado ofício à Justiça Federal e ao Ministério Público Federal, a fim de que se desse andamento ao pedido de extradição. "Ainda não sabemos quais as razões do pedido não ter chegado às autoridades italianas", informou a Polícia Federal, em nota.

Segundo a PF, o mandado de prisão, expedido no Brasil, contra Fox continua válido e a difusão vermelha da Organização Internacional de Polícia Criminal (Interpol) – alerta internacional expedido por autoridades judiciais para fins de extradição de pessoas procuradas pela justiça criminal – continua ativa. Dessa forma, segundo o órgão, ele pode ser preso novamente em outro país.

De acordo com a Polícia Federal, o inglês era o responsável pela logística de transporte da droga que foi encontrada no barco, em agosto de 2017. George Fox foi indiciado por tráfico internacional de drogas e estava custodiado na Itália.

Além de George Fox, outro inglês, identificado como Robert James Delbos, é apontado como dono da droga apreendida. O homem foi preso em junho deste ano, na Espanha. Ele continua detido.

Segundo a PF, o barco onde estava a cocaína pertence a uma terceira pessoa, que não teve o nome divulgado, mas as investigações iniciais apontam que Robert e George também são donos, e, portanto, responsáveis pela embarcação. A polícia acredita, ainda, que os ingleses fazem parte de dois cartéis internacionais de drogas.

Os velejadores brasileiros presos com a droga na embarcação, identificados como Rodrigo Dantas, Daniel Dantas, Daniel Guerra, além do francês Olivier Thomas, capitão da embarcação, seguem presos. Eles foram condenados pela Justiça de Cabo Verde, a 10 anos de prisão por tráfico internacional de drogas.

Autoridades brasileiras e familiares dos homens tentam provar a inocência dos rapazes e conseguir a liberdade deles com a Justiça de Cabo Verde. O presidente Michel Temer chegou a conversar com o governante do país, Jorge Carlos Fonseca, durante uma viagem, em julho.

Caso

Os velejadores brasileiros que estavam com o barco foram acusados de tráfico internacional de drogas pela Justiça de Cabo Verde. Foram condenados os baianos Rodrigo Dantas e Daniel Dantas, além do gaúcho Daniel Guerra e o capitão da embarcação, Olivier Thomas.

Os familiares dos brasileiros, no entanto, afirmam que eles não sabiam que a droga estava no barco, que tinha o nome de Rich Harvest. Para eles, os velejadores foram vítimas de uma armação e a droga pode ter sido colocada na embarcação pelos suspeitos, sem que os velejadores fossem avisados.

Antes de sair do Brasil, em agosto do ano passado, o veleiro passou por inspeções da Polícia Federal, em Salvador, e em Natal. O barco foi liberado sem que nenhuma irregularidade fosse encontrada, mas, na Ilha de Mindelo, em Cabo Verde, foi mais uma vez inspecionado e a droga foi encontrada.

Uma investigação da Polícia Federal brasileira aponta a inocência dos velejadores brasileiros e do frânces. No entanto, o inquérito não foi aceito pela Justiça de Cabo Verde.

A PF chegou a emitir uma nota de repúdio contra o Ministério Público da Comarca de São Vicente, em Cabo Verde, após um representante do órgão afirmar nos autos de uma ação penal que o inquérito da PF seria uma "manobra" para inocentar os velejadores.

Fonte: G1

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade