Saúde

Infectologista alerta para os riscos da baixa imunização contra o sarampo e outras doenças virais

Pela primeira vez, o Ministério da Saúde promoveu a campanha da Influenza e do sarampo juntas.

13/04/2022 às 19h35, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Após 21 anos sem registros de sarampo, Feira de Santana registrou um caso da doença, em 2019, mesmo ano em que o país perdeu o seu certificado internacional de eliminação do vírus, com 20.901 casos. Parece pouco, no entanto, é mais uma evidência do retorno dos surtos virais que estavam completamente erradicados no país desde 2016.

Com a baixa adesão da população às vacinas já estabelecidas no Plano Nacional de Imunização, cresce entre os profissionais de saúde e o poder público o temor de que vírus como o do sarampo, assim como a rubéola e a poliomielite se transformem em atores centrais de novas epidemias. E por isso, no início deste mês foi lançada a Campanha Nacional de Vacinação contra o sarampo e também contra o vírus da Influenza (gripe).

“O sarampo é uma doença viral aguda altamente contagiosa, então ela consegue ser transmissível de uma maneira maior que a covid-19 de uma pessoa para outra, através de secreções respiratórias. Os principais sintomas do sarampo são febre alta, nariz escorrendo, conjuntivite (inflamação nos olhos) e manchas vermelhas pelo corpo”, informou ao Acorda Cidade, a infectologista de Feira de Santana Melissa Falcão, que já atuou no Comitê de Combate à Covid-19 no município e é autoridade no assunto.

Ela chama a atenção para o fato de que todas as pessoas que não estão vacinadas ou que não tiveram o sarampo previamente podem contrair a doença, independente da idade. O risco é aumentado para crianças abaixo de 1 ano.

“O sarampo pode acometer qualquer faixa etária, porém é menos frequente nos adultos e nos idosos porque era uma doença muito comum no Brasil e muitas pessoas mais velhas já contraíram na infância. A transmissão ocorre de uma pessoa contaminada para outra através das secreções respiratórias, como secreção nasal e saliva, e a maneira mais eficaz é através da vacinação, que vem piorando ao longo dos anos. A aderência da população a todas as vacinas vem caindo no nosso país”, lamentou.

De acordo com a infectologista, crianças a partir de 1 ano de idade devem começar o seu calendário com a tríplice viral, que protege não apenas contra o sarampo, mas também contra a caxumba e a rubéola.

“Essa campanha não é apenas para acabar com esse ciclo de sarampo no país, pois tínhamos o certificado de erradicação do sarampo desde 2016, e a recorrência dos casos a partir de 2018 fez com que o Brasil perdesse o certificado em 2019. O sarampo já foi uma doença muito comum no nosso país, mas diante da eficácia da vacina e campanhas realizadas para erradicação, isso foi possível, e essa falta de vacinação está fazendo com que doenças extintas voltem. É uma preocupação o sarampo, e há medo do retorno da rubéola e da poliomielite. Isso é muito grave. São doenças com impacto muito grande na vida das pessoas acometidas. Vimos o retorno pela falta de responsabilidade das pessoas em vacinar suas crianças e a se vacinarem também”, reforçou.

Contraindicações

Apesar da importância da vacinação contra o sarampo, alguns grupos constituem exceções para essa imunização.

Segundo Melissa Falcão, a restrição para a vacinação contra o sarampo é para pessoas com imunodeficiência, pois é uma vacina de vírus vivo atenuado. Então pacientes que fazem uso de corticóides por tempo prolongado, que estão em fase de quimioterapia e uso de imunobiológicos devem esperar um tempo antes de se vacinar.

“E também aquelas pessoas que têm alguma alergia ao componente da fórmula e as gestantes. Já as mulheres que podem tomar a vacina devem esperar um período de até 4 semanas para poder engravidar. Mas, caso aconteça de alguém engravidar antes desse período ou tomar a vacina sem saber que estava grávida, basta apenas acompanhar, pois a maioria das mulheres não relata nenhum problema.”

Campanha simultânea contra sarampo e influenza

Melissa Falcão salientou que a campanha do Ministério da Saúde este ano, pela primeira vez, promoveu a campanha da Influenza, junto com a vacina do sarampo, mostrando a importância que essas vacinas têm para a proteção da população.

“Nesse momento, serão contempladas as crianças de seis meses até cinco anos de idade incompletos e os profissionais de saúde, que estão mais expostos. Então todas as pessoas que não tomaram as duas doses da vacina de sarampo ou que não tiveram a doença previamente, e todas as crianças de 6 meses a 5 anos, mesmo que já vacinadas previamente, deverão se vacinar. Em relação à vacina da covid-19, para as crianças abaixo de 12 anos precisa de um intervalo de duas semanas para tomar as outras vacinas. Acima dessa idade, podem ser aplicadas simultaneamente as vacinas da gripe e covid ou a vacina do sarampo com a da covid. Qualquer vacina tem efeitos colaterais, normalmente leves, como dores no braço, no corpo, e algumas pessoas depois de uma semana podem ter uma vermelhidão no corpo, mas são limitadas e somem espontaneamente, sem maiores problemas”, tranquilizou.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade