Feira de Santana

Inema de Feira de Santana participa de retirada de óleo das praias no litoral norte

O coordenador regional do Inema Messias Gonzaga informou que técnicos estão sendo coordenados por equipes de Salvador.

23/10/2019 às 10h09, Por Maylla Nunes

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade 

O Instituto de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema) de Feira de Santana foi convocado para colaborar com a retirada de óleo das praias da Bahia. O coordenador regional do Inema Messias Gonzaga informou que técnicos estão sendo coordenados por equipes de Salvador.

“A responsabilidade por fiscalizar águas marinhas é do Ibama, de órgãos federais. No entanto, o governo do estado não está omisso, está na linha de frente para limpar as nossas praias e diminuir o impacto, então o Inema está participando e temos técnicos nossos em equipes atuando diretamente no litoral norte”, informou.

Segundo ele, o papel do Inema é o monitoramento e também a observação sobre a mortandade dos animais. Messias informa ainda que o órgão faz relatórios técnicos com o objetivo de minimizar os efeitos danosos que o óleo tem provocado, com muitas mortes de peixes, da fauna e da flora.

Bom Jesus, Cabuçu e Madre de Deus

O coordenador regional do Inema informou também que pelas informações que o órgão tem, como o óleo já adentrou na Bahia de todos os Santos, é possível que chegue às praias de Bom Jesus, Cabuçu e Madre de Deus.

“O Inema faz esse monitoramento, pois o óleo tem uma especificidade nunca vista. Ele vem submerso na água e só é visto praticamente quando está na praia”, disse Messias Gonzaga.

Mangues

A situação nos mangues também é preocupante. Segundo Messias, a informação é que o óleo já contaminou seis manguezais e a preocupação é grande, pois é grande a fauna e flora existente no local.

“O governador Rui Costa, participando de uma reunião, levantou a possibilidade de requerer ajuda imediata para que os nossos mangues sejam limpos com urgência”, informou.

As informações são do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade