Feira de Santana

III Feira do Novembro Azul ofertou serviços gratuitos e informações sobre a saúde do homem

Para o estudante de Publicidade e Propaganda Rodrigo Teixeira da Silva, ações como essa realizada pela Unacom auxiliam os homens a vencer preconceitos e conscientizam sobre a importância da saúde.

17/11/2021 às 16h28, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz


Diversos serviços gratuitos, ações em prol da conscientização e os cuidados com a saúde do homem marcaram a III Feira do Novembro Azul, nesta quarta-feira, (17), no estacionamento da Unidade de Alta Complexidade em Oncologia, Unacon Feira de Santana.

O público teve a oportunidade de visitar os stands e obter informações sobre a prevenção e o tratamento do câncer de próstata; a importância da alimentação saudável; as recomendações relacionadas à higiene íntima e também sobre os riscos de infecções sexualmente transmissíveis.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Para o estudante de Publicidade e Propaganda Rodrigo Teixeira da Silva, ações como essa realizada pela Unacom auxiliam os homens a vencer preconceitos e conscientizam sobre a importância da saúde.

“É uma forma de atrair os homens e conscientizá-los nesse mês tão importante. Então tudo isso foi muito importante, porque até um corte de cabelo atraiu os homens para as palestras e os materiais. Essas ações são muito positivas, muitas pessoas carecem de informação, e a partir do momento que se faz essa ação social, acaba abrindo a mente de várias pessoas que têm preconceitos”, avaliou o jovem.

A enfermeira Fernanda Estrela ressaltou que o objetivo da feira foi chamar a atenção de toda a população, mas principalmente os homens, com informações de saúde e o autocuidado.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

“O novembro azul vem para relembrar os homens o quanto é importante cuidar da saúde, ter hábitos saudáveis e, além disso, trouxemos algumas informações sobre o que oferecemos na nossa rede municipal de saúde, através da atenção primária, os serviços de saúde da família, exames, redirecionando os cuidados com base na sua saúde. Quanto mais a gente previne, a gente tem longevidade. Muitos homens acabam tendo câncer e algumas comorbidades. Os homens morrem mais que as mulheres, então a gente precisa incentivar os homens a ter autocuidado, porque hábitos saudáveis vão promover sim mais qualidade de vida aos homens”, destacou a enfermeira.

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

Conforme a profissional de saúde, a feira contou com uma abordagem multidisciplinar, com assistentes sociais trazendo orientações sobre quais serviços buscar no município, além de fisioterapia com massagem relaxante, ventosa, auriculoterapia, serviços de enfermagem, testes de glicemia, aferição de pressão, como também cuidados com a beleza, com cabelo e barba.

“E o ambiente para confraternizar, conscientizar e lembrar da importância da saúde dos homens. Em torno de 50 profissionais estavam envolvidos na produção do evento, com o objetivo de atender a população de forma integral, proporcionando esse momento especial. Em torno de 150 pessoas foram atendidas nessa manhã. E com relação ao câncer de próstata, precisamos ficar atentos àqueles exames, como o PSA e sobre a fase ideal de fazer o exame de toque, quebrar o preconceito do homem, porque quanto mais cedo ele se prevenir, maior a possibilidade de cura”, enfatizou.

 

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade