Feira de Santana

Hospital Estadual da Criança realiza ações na Semana de Combate à Sífilis com teste rápido em pacientes da unidade

A Bahia registrou, entre 2015 e 2018, 28.245 novos casos de sífilis adquirida. Deste total, cerca de 44% (12.390) correspondem a gestantes.

25/10/2019 às 14h06, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Nesta semana, de 19 a 26 de Outubro, dezessete unidades da rede materno-infantil do Estado da Bahia, dentre elas o Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, participam da Semana de Combate à Sífilis e Sífilis Congênita, com mobilização e programação especial, para reduzir o número de novos casos da doença, realizar o diagnóstico precoce e ofertar o tratamento em tempo oportuno. A Bahia registrou, entre 2015 e 2018, 28.245 novos casos de sífilis adquirida. Deste total, cerca de 44% (12.390) correspondem a gestantes. Apenas em 2019, foram diagnosticados mais de 6 mil casos, sendo 2,4 mil em mulheres grávidas.

Leia também: Mais de 330 casos de sífilis foram confirmados neste ano em Feira de Santana

No HEC, a Semana de Combate à Sífilis se iniciou com a divulgação de materiais nos corredores e dependências internas da unidade, para conscientização de todos os colaboradores sobre a importância da Campanha, bem como com uma capacitação para os colaboradores da emergência obstétrica na realização de teste rápido da sífilis. A Semana também contou com roda de conversa com as gestantes da unidade, para abordagem da temática e sensibilização para adesão ao autocuidado, e capacitação em sífilis congênita para os residentes da neonatologia.

O Dia D da Campanha será nesse sábado (26), com a realização do teste rápido e abordagem multiprofissional para pacientes com teste positivo, na Emergência Obstétrica do HEC, e recém-nascidos diagnosticados. De acordo com o coordenador da emergência obstétrica do HEC, o enfermeiro Marcos Bastos, o “objetivo dessa ação é garantir acesso da população ao diagnóstico através do teste rápido e ao tratamento, bem como ampliar as ações educativas, buscando conscientizar e mobilizar a sociedade sobre a vulnerabilidade em que se colocam com a prática sexual sem proteção”.

O Hospital Estadual da Criança é uma unidade da Secretaria de Saúde do Estado da Bahia – Sesab, gerida pela Liga Álvaro Bahia (mantenedora do Hospital Martagão Gesteira). O HEC está apto para atendimento de alta complexidade, serviço de diagnose e terapia, ambulatório de especialidades, internação e atividades de ensino e pesquisa. A unidade possui 240 leitos de internação e 31 de emergência e, em 2018, realizou 72 mil atendimentos ao total.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade