Feira de Santana

Guarda Municipal e PM realizam inspeção no Centro de Abastecimento após morte de delegado

De acordo com o major Claudio Garcia, a equipe buscou verificar as instalações e identificar situações que podem ser melhoradas.

23/09/2019 às 19h49, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

A Guarda Municipal e a Polícia Militar, juntamente com o Secretário de Desenvolvimento Antônio Borges Junior, realizaram uma inspeção na tarde desta segunda-feira (23) no Centro de Abastecimento, em Feira de Santana, para avaliar o que pode ser melhorado em relação à segurança do local.

De acordo com o major Claudio Garcia, a equipe buscou verificar as instalações e identificar situações que podem ser melhoradas.

“Nós percorremos todo o centro de abastecimento, o shopping popular, conhecendo as instalações, verificando as fragilidades, as forças e qualidades do empreendimento com relação à segurança. Além disso, foram tratados assuntos referentes à melhoria da qualidade do serviço prestado pela prefeitura, pela polícia militar aos frequentadores, aos vendedores que estão aqui sempre no centro de abastecimento e, em especial, no que diz respeito aos problemas de isolamento na parte do perímetro, a reforma e construção dos muros ao redor do centro de abastecimento, funcionamento dos bares, vendas de bebidas alcoólicas, o funcionamento do centro, que vai ser disciplinado como sempre deveria ter ocorrido, então vai ter um horário para abrir e para fechar. As vendas das bebidas também vão ser disciplinadas e a polícia militar junto com a guarda municipal está sempre disposta a colaborar no que for necessário”, afirmou.

Segundo o major, a PM está intensificando o policiamento conforme o princípio de atendimento à mancha criminal, e anotando os índices e estatísticas das ocorrências, a fim de fazer o planejamento da aplicação do policiamento no terreno.

“A reunião foi ótima, o resultado foi muito bom, o prefeito extremamente disposto a resolver as questões, o secretário colaborou muito e estamos aqui em nome do Coronel Luziel também, para empenhar o maior esforço que a polícia militar pode trazer aqui e corrigir as deficiências que temos aqui no centro de abastecimento”, ressaltou.

Claudio Garcia negou ainda que houvesse algum tipo de impedimento para a atuação da Polícia Militar quanto à segurança do Centro de Abastecimento. Ele disse que a PM irá continuar apoiando a Guarda Municipal nessa questão.

“A Polícia Militar está pronta para fazer as intervenções necessárias para manter a ordem e prevenir também a atuação dos criminosos. Iremos dar o apoio necessário para a guarda, mas com relação à questão de segurança pública propriamente dita, se referindo a crimes violentos contra a vida, todos e como sempre fizemos, vamos continuar a atender porque é dever da Polícia Militar, seja aqui ou fora do centro de abastecimento”.

Base da PM

Com relação à retirada da base da Polícia Militar, o major justificou que a base trazia alguns prejuízos operacionais.

“Existe um entendimento da Polícia Militar sobre a ideia que tínhamos de muitos postos fixos. Houve um entendimento por parte da corporação de que eles traziam alguns benefícios e alguns prejuízos operacionais. Entende-se que o policial embarcado em uma viatura tem condições de atender um espaço territorial muito maior e é essa ideia que se tem. O policial ficaria restrito a operar nas proximidades do posto, enquanto que na viatura ele tem uma mobilidade muito maior, preferencialmente ainda aplicar o policiamento com motocicletas, pois a mobilidade é muito superior que o veículo de quatro rodas.”

O comandante da Guarda Municipal, Elio Santos, declarou que atualmente a corporação possui um efetivo reduzido, mas vinha fazendo algumas ações no local. “Ainda não é o ideal, mas temos alguns planejamentos pra fazer e quando houver o reforço da Guarda com os novos que estão pra chegar, aí sim vamos fazer um trabalho melhor dando uma atenção a mais aos comerciantes e todos aqueles que forem fazer suas compras no local.”

Elio Santos informou também que a Guarda possui uma base fixa no local, de onde os prepostos observam o entorno. “E temos também o pelotão de moto, que cumpre outras escalas e cobre também o centro de abastecimento. Além disso, temos uma viatura que fica à disposição do local, mas a nossa estrutura ainda não permite que uma unidade permaneça aqui dando um serviço integral. Então estamos aí reestruturando, para reforçar ainda mais a segurança do centro. A segurança pública é um dever de todos, então estamos inseridos também nesse processo e a polícia militar é fundamental nessas ações”, destacou o comandante da Guarda Municipal.


 

As informações e fotos são do repórter Aldo Matos do Acorda Cidade.

Leia também:

Terceiro suspeito de envolvimento na morte de delegado se apresenta na delegacia; arma usada foi apreendida

Secretário pede mais segurança para o Centro de Abastecimento e diz que é necessário criar uma força-tarefa

Polícia Civil prende suspeitos de matar delegado durante tentativa de assalto no Centro de Abastecimento
 

Delegado morre após ser baleado em tentativa de assalto no Centro de Abastecimento
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade