Covid-19

Governador Rui Costa avalia números da Covid-19 e destaca campanha de vacinação em todo o estado

De acordo com ele, a Bahia segue em queda, mas é preciso que todos continuem mantendo todos os cuidados, como o uso da máscara.

24/08/2021 às 16h39, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

De acordo com os dados da Secretaria da Saúde do Estada da Bahia (Sesab), o estado já atingiu a marca de 7.969.134 pessoas vacinadas com a primeira dose, o que representa 90.8% da população.

Durante entrevista ao Programa Acorda Cidade, na manhã desta terça-feira (24), o governador Rui Costa (PT) avaliou os números de casos confirmados no estado e o processo de vacinação. De acordo com ele, a Bahia segue em queda, mas é preciso que todos continuem mantendo todos os cuidados, como o uso da máscara.

"Graças a Deus os números da Covi-19 estão caindo, hoje estamos com cerca de 3.400 casos contaminados, o que em março nós tínhamos 22 mil. Os números de leitos de UTI também estão caindo, portanto os números são positivos, e o processo de vacinação está sendo muito importante, portanto, que as pessoas possam comparecer para tomarem a primeira dose, e aquelas que já tomaram, retornem para tomar a segunda. Nós ingressamos também no STF para conseguir cerca de um milhão de vacinas que a Bahia recebeu a menos. Pela regra do sistema, é para distribuir as vacinas conforme o percentual da cidade, da população do estado, e quando a gente faz essa proporção das vacinas distribuídas no Brasil, a Bahia recebeu quase um milhão de vacinas a menos. Então ingressamos para que a justiça determine ao Ministério da Saúde que corrija essa distribuição e que nos entregue o que ficou faltando", afirmou.

Ainda segundo o governador, cerca de 38% dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) estão ocupados, e destacou que outros leitos já estão sendo devolvidos para outras enfermidades.

"Nós estamos com 38% de leitos ocupados e já estamos devolvendo vários leitos para outras doenças, por exemplo, temos o Hospital de Caetité, que foi um hospital construído para ser o Hospital do Câncer e naquele pico da Covid-19 nós tivemos que reverter esses leitos para Covid-19 e agora nós estamos devolvendo em todas as unidades esses leitos. Evidente que isso altera a taxa de ocupação dos leitos, porque estamos diminuindo os leitos de UTI e aumentando os leitos de câncer, leitos de cirurgia, enfim, devolvendo os leitos para outras doenças, porque estamos com os números caindo graças a Deus, mas reitero que a população deve manter o uso da máscara para que esses números possam continuar caindo", alertou.

Órfãos da Covid-19

Um programa de assistência para crianças e adolescentes que perderam os pais ou responsáveis durante a pandemia será lançado no estado do Nordeste no sentido de 'minimizar' os efeitos causados pela doença.

"Os estados do Nordeste combinaram de dar esse auxílio, uma assistência àqueles filhos que perderam seu pai, sua mãe, responsáveis e ficaram órfãos durante esta pandemia. Será lançado no Rio Grande do Norte, e nós, governadores, pactuamos esse programa, para que possa minimizar esses efeitos causados nas crianças e adolescentes que perderam suas famílias. Além disso, sabemos daquelas pessoas que ficaram com sequelas graves, vamos iniciar também esse cuidado mais atento, uma assistência com uma equipe treinada, fazendo todo o acolhimento específico para que estas pessoas que hoje estão com estas sequelas possam ter uma recuperação. Infelizmente tem gente que ficou curado da Covid-19 há mais de dois meses e hoje está tendo problemas cardiovasculares, portanto teremos essa assistência a estas pessoas para que realizem os devidos tratamentos", afirmou.

Investimentos em Feira de Santana

Em breve, uma Unidade de Coleta e Transfusão da Fundação Hemoba será inaugurada em Feira de Santana, localizada na Avenida Maria Quitéria, esquina com a Avenida Presidente Dutra. De acordo com o governador, o investimento custou mais de R$ 3 milhões.

"Estou programando minha ida a Feira de Santana para a gente inaugurar o Hemoba, que já está pronto, um investimento de mais de R$ 3 milhões e, ainda nesta primeira semana do mês de setembro, iremos publicar a nova ampliação e requalificação do Hospital Geral Clériston Andrade. Eu já havia prometido este projeto, que já está todo detalhado e, agora na primeira semana, iremos publicar esta licitação. Serão mais de 21 milhões nesse investimento em Feira de Santana com esta requalificação dos outros prédios do Clériston", concluiu.

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade