Bahia

Governador entrega Bases Móveis para reforçar unidades territoriais e especializadas da PM

Os veículos reforçarão ações preventivas, sociais e repressivas na capital baiana. Na ocasião, Rui disse que pretende aumentar também o uso de motocicletas no combate à criminalidade.

24/08/2021 às 15h16, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Vinte e seis Bases Móveis de Segurança foram entregues pelo governador Rui Costa para unidades territoriais e especializadas da Polícia Militar, na manhã desta terça-feira (24), durante solenidade de formatura de 190 sargentos, na Vila Militar do Bonfim. Os veículos reforçarão ações preventivas, sociais e repressivas na capital baiana. Na ocasião, Rui disse que pretende aumentar também o uso de motocicletas no combate à criminalidade.

"Elas visam melhorar a logística do policiamento na capital, no interior, melhorar a logística de quem faz policiamento comunitário, de quem faz policiamento estratégico de ações específicas no combate ao crime em situações agudas, como é a situação das viaturas do Bope, e nós vamos reforçar, espero que em breve, assim que as indústrias começarem a ter capacidade de fornecimento. Nós já havíamos demandado aqui pelo comandante o aumento expressivo do policiamento de motos e pretendo entregar uma quantidade expressiva assim que a indústria nos fornecer, que dentro dessa estratégia de combate ao crime está o aumento substantivo de policiamento de moto, porque boa parte do crime hoje se comete não por veículos de 4 rodas, mas sim por motos, e isso o policial que está no carro fica em desvantagens na hora de perseguir o criminoso. A moto permite muito mais agilidade, voltar na contramão, entrar em becos e vielas, subir em passeios, passar em locais que o carro não trafegam. Daqui que a viatura dê voltas, você já perdeu o criminoso. Então falta apenas a entrega e também para reforçar o policiamento em dupla com armamento mais longo, mais pesado, para o combate ao crime organizado e, portanto, uma efetividade maior na prisão desses criminosos", disse.

Mais de R$ 4 milhões foram empregados na renovação e aquisição dos automóveis, que vão reforçar a frota dos Batalhões de Polícia de Choque, de Operações Policiais Especiais (Bope), Especializado de Policiamento de Eventos (Bepe), Especial de Polícia Turística (Beptur) e de Polícia de Reforço Operacional (BPRO), do Comando de Operações Policiais Militares (COPPM) e Esquadrão de Motociclistas Águia. O 18º Batalhão de Polícia Militar (BPM/ Centro Histórico) e 14 Companhias Independentes da PM também foram contemplados.

Após a entrega das viaturas, o governador assinou uma Ordem de Serviço para ampliação e modernização dos Colégios da Polícia Militar do Dendezeiros e Luiz Tarquínio. Na sequência, as autoridades assistiram à formatura de 190 sargentos da PM. A turma abrange profissionais que atuam em unidades de Salvador e Região Metropolitana, além das cidades de Feira de Santana, Ilhéus, Juazeiro, Vitória da Conquista e Barreiras. 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade