Feira de Santana

Governador autoriza licitação para ampliação do sistema de abastecimento de água em Feira e região

A previsão de início das obras é de 90 dias e tem um orçamento estimado em R$ 63 milhões, com previsão de término em 2023.

15/09/2021 às 15h04, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Em visita a Feira de Santana, na manhã desta quarta-feira (15), o governador da Bahia, Rui Costa, assinou uma ordem de serviço para licitação das obras da terceira etapa da ampliação do sistema produtor de abastecimento de água do município, o qual atende também cidades circunvizinhas, que são Conceição da Feira, São Gonçalo dos Campos, Taquinho, Santa Bárbara e Santanópolis.

A previsão de início das obras é de 90 dias e tem um orçamento estimado em R$ 63 milhões, com previsão de término em 2023.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o superintendente de operações norte da Embasa, Raimundo Neto, informou que a obra de ampliação do sistema produtor de Feira de Santana foi dividida em três etapas.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“Uma primeira etapa já foi dada a funcionalidade, são aproximadamente 2,5 km de adutora perto da área industrial do CIS, e já está em execução a adutora até Conceição da Feira, e o que o governador fez hoje é dar autorização para licitar a terceira etapa da produção de Feira, que consiste na ampliação da estação de tratamento de água de Conceição da Feira e também da captação. Então com essas três etapas nós vamos ter a capacidade de atendimento de Feira de Santana para a demanda atual e dos próximos 30 anos”, explicou.

Raimundo Neto informou ainda que a caixa d’água do bairro Tomba, que hoje tem 3.900 milhões de litros, já não é mais utilizada porque atualmente existem dois centros de reservação da Embasa, sendo um na região norte da cidade, de 24 milhões de litros de capacidade, e um na região leste, com 8 milhões de litros. “E estão sendo implantados na área da caixa d’água mais três reservatórios, cada um com 8 milhões de litros de água. A caixa d’água vai ficar para a história de Feira de Santana, é um símbolo, mas operacionalmente já não tem mais necessidade”, afirmou o superintendente.

Zona Rural

Em relação às reclamações de falta de abastecimento nas localidades da zona rural, o superintendente da Embasa declarou que a empresa fez melhorias tanto no Centro de Reservação Norte de Feira de Santana como também implantou uma nova adutora, que liga a cidade até o contorno de Tanquinho e Santa Bárbara, mas o problema não foi totalmente equacionado, porque é preciso ampliar toda a produção.

“Essa terceira etapa que o governador dá hoje autorização para licitar contempla essa ampliação e aí sim resolve de forma definitiva os problemas de abastecimento de Feira de Santana. E existem outras ações que a Embasa vem desempenhando na cidade de Feira de Santana, como redução de perdas, combate a irregularidades, ligações clandestinas, que somadas à produção, tendem a resolver o problema. Em produção, essa obra definitivamente resolve, e a Embasa nesse período vai desenvolver uma série de intervenções na cidade para a solução do problema”, disse.

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade