Empreendedorismo

Garoto de 12 anos empreende produzindo e vendendo doces e trufas de chocolate

Os doces são artesanais e fazem sucesso nas redes sociais

30/07/2021 às 10h35, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Persistência e espírito de liderança. Essas, são as principais qualidades para designar o pequeno empreendedor feirense, Nícolas Brandão Santana, de apenas 12 anos de idade.

Desde pequeno, Nícolas já pensa em uma possível 'independência' financeira e foi através desse projeto, que foi dado início o @doces_do_nick, página nas redes sociais, onde deliciosas trufas são apresentadas.

Em entrevista ao Acorda Cidade, Nick como também é conhecido, explicou que a partir dos doces que já são produzidos junto com o pai, nasceu a ideia de produzir trufas e poder ganhar um 'trocadinho'.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Eu comecei a vender no mês de fevereiro, porque eu queria muito vender algo. Eu tinha a vontade de querer comprar as coisas, mas como ganhar dinheiro? Eu pensei, vou vender doces. Eu insisti bastante para meu pai comprar as formas para fazer as trufas, sempre ficava pedindo a ele, até que um dia compramos. A partir desse dia, começamos a produzir", informou.

Mesmo fazendo sucesso com as vendas, Nícolas destacou que continua estudando e afirmou ao Acorda Cidade, que após os anúncios nas redes sociais, a procura pelas trufas aumentou bastante.

"Eu continuo estudando, estou no 7º ano. Posso dizer que esse projeto pode estar relacionado com minha liderança, eu sempre fui líder de sala nas escolas, então veio essa ideia também de liderança para criar uma empresa e vender os meus doces. Depois que iniciamos as publicações, o nosso avanço foi grande, nós conseguimos alcançar mais pessoas e atualmente mais de 400 pessoas estão nos seguindo. Começamos no início do ano e posso dizer que isso já é um grande avanço", disse.

Para Nícolas, o trabalho em equipe possui resultados positivos, e agradece aos pais pelo incentivo que sempre deram desde o início do projeto.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Meus pais sempre me incentivaram e acredito que sem eles, eu não conseguiria. Sempre quando tem alguma coisa para fazer, a gente faz, como um trabalho em equipe. O que a gente mais gosta de fazer é a trufa, porque é o que mais sai e é atrativo. A gente produz com toda delicadeza, com todo cuidado e estamos aqui para fornecer o melhor para nossos clientes, são produtos bem nutritivos", explicou.

De acordo com Nick, as trufas de leite ninho e banana, são as mais pedidas e para não perder a oportunidade, afirmou que dentro de uma avaliação, o resultado será sempre de cinco estrelas.

"Eu posso dizer que minha avaliação será sempre mil, será cinco estrelas, porque a gente faz com todo o cuidado, os produtos são feitos de forma caseira. Quem deseja iniciar, também empreender, tenha sempre esperança, tenha liderança e coragem, pois assim que se consegue. A gente já tem o não, precisamos ir em busca do sim", frisou.

Dando total apoio, a mãe de Nícolas, Ana Lúcia Brandão Santana, explicou que ficou surpresa com a iniciativa do filho e destacou a persistência de Nick em querer logo iniciar o projeto.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Eu posso dizer que avalio essa ideia de forma muito positiva, porque uma criança na idade dele, ter uma ideia como esta, é genial. Então para mim, foi uma grande surpresa, apesar que ele sempre se destaca em tudo que faz, a gente identifica esse poder de liderança que ele tem. Muitas vezes, ele nos solicita algo, insiste e não desiste, passa um tempo, a gente até esquece, mas vira e mexe, olha ele solicitando mais uma vez. Enquanto ele não executa, ele não consegue ficar satisfeito, porque realmente é o foco dele querer fazer", disse.

Assim como uma equipe, a família de Nick também possui determinadas funções. De acordo com Ana Lúcia, a parte decorativa é de própria responsabilidade, Nick junto com o pai, produzem os doces e o irmão mais velho, Ítalo Brandão, fica responsável pelas mídias digitais.

"Toda a produção é feita em equipe, lógico que ele que teve a ideia inicial, mas nós também abraçamos o projeto, porque apesar dele ainda ser uma criança, é preciso todo cuidado na hora da produção. Eu fico na parte decorativa e meu esposo que gosta muito de cozinhar, ele que também produz outros doces caseiros, ajuda o Nick na produção. Ítalo que é o nosso outro filho, também ajuda na produção, mas fica responsável mesmo pela parte da divulgação, até porque essa juventude aí está antenada às coisas, então ele faz a filmagem, tira as fotos e publica", explicou.

Orgulhoso do filho, Cristiano Assis Santana explicou que esta inciativa Nick em empreender e ter o espírito de liderança, tem o apoio da escola, que sempre incentivou através de projetos em sala de aula.

"Nícolas sempre se destacou na escola, hoje ele estuda no Centro Sesc daqui de Feira de Santana e a escola sempre buscou dentro do processo de aprendizagem, realizar seminários e projetos de empreender. Teve um projeto na escola, e eles tiveram que angariar fundos, vendendo picolé para realizar uma viagem. A partir daí, Nícolas começou a se destacar e foi nesse processo que ele teve a ideia fantástica de vender os doces", disse.

Cristiano que já produz doces caseiros em casa, afirmou ao Acorda Cidade que apenas agregou a ideia com o que já é feito. Segundo ele, o que antes era apenas para consumo interno, agora se tornou mais uma fonte de renda para o pequeno Nícolas.

"A gente já produzia doces aqui em casa para o consumo mesmo, como doce de tamarindo, acerola, jenipapo e aí, a gente só fez agregar a ideia das trufas, a questão do chocolate com os doces que a gente já produzia. Então nós produzimos, publicamos e quanto tem pedido para entrega, eu tenho uma motocicleta e faço esse serviço", explicou.

Para realizar os pedidos das saborosas trufas do Nick, pode acessar o Instagram através do @doces_do_nick ou via WhatsApp (75) 98121-3209.

 

 

 

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade