Feira de Santana

Filhote de jacaré é encontrado morto na Lagoa Grande em Feira de Santana

O caso foi informado por moradores à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semman).

19/04/2021 às 20h55, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Laiane Cruz

Um jacaré da espécie papo amarelo foi encontrado morto nesta segunda-feira (19) na Lagoa Grande, situada no bairro Rocinha, em Feira de Santana. O caso foi informado por moradores à Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semman).

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

De acordo com João Dias, chefe do Departamento de Educação da Semman, o animal foi encontrado boiando na água. O jacaré era um filhote de aproximadamente um metro.

“Recebemos a denúncia de que havia um jacaré morto, viemos aqui mais cedo, olhamos a lagoa e conversamos com moradores, que disseram que realmente havia morrido um jacaré, mas ninguém tinha visto o animal morto. Agora à tarde recebemos a ligação de uma moradora que nos contou onde o jacaré estava e confirmamos”, informou João Dias ao Acorda Cidade.


Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Segundo o chefe do departamento de educação da secretaria, não foi observado no filhote nenhum sinal de agressão, como pancadas ou tentativas de pesca.

“Agora especificar a morte, só com o laboratório Lacen, que é o que trabalha para o estado e o município, e o órgão nesse período não está fazendo nenhum tipo de análise por causa do coronavírus, e a gente não terá como especificar exatamente por que morreu. Aparentemente foi morte natural, ou ele engoliu alguma coisa e engasgou ou contraiu alguma doença e veio a óbito”, avaliou.

Morte de peixes e poluição


Foto: Ney Silva/Acorda Cidade


Acerca da morte de uma grande quantidade de tilápias na Lagoa Grande, João Dias ressaltou em entrevista ao Acorda Cidade, que podem ter sido provocadas pelas chuvas que incidiram sobre o município nos últimos, alterando os parâmetros físico-químicos da água.

“A questão da morte dos peixes foi causada por fatores abióticos, que vem de fora para dentro da lagoa. Com as chuvas entrou água nova, mudaram os parâmetros da água e com isso morreram os peixes. Só que Jacaré é réptil e não morre tão fácil, ele é bastante resistente, e ele não morreu por conta de poluição ou consumo dos peixes. Ele teve morte natural, provavelmente engasgou com alguma coisa que se alimentou.”

Lixo na lagoa

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Conforme o ambientalista, pessoas da comunidade mantém o hábito de jogar lixo na Lagoa Grande, e isso pode ter sido um dos fatores que levaram à morte do jacaré.


“Aqui as pessoas jogam vários objetos, como garrafas plásticas, sacolas, restos de alimentos em vasilhas que podem ser engolidas pelo animal, e talvez por conta do habitat que não é próprio, ele pode ter contraído alguma doença viral ou bacteriana.”

Leia também:
Águas das chuvas podem ter motivado mortes de tilápias na Lagoa Grande 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade