Feira de Santana

Figuras populares feirenses são homenageadas em exposição na Getúlio Vargas

Quase duas dezenas de quadros coloridos, feitos com material reciclado, com o informações sobre os personagens podem ser vistos na avenida Getúlio Vargas, no trecho entre a avenida Maria Quitéria e a rua Juracy Magalhães.

03/01/2020 às 17h20, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

Figuras conhecidas no passado pelos feirenses, como Noratinho da Pamonha, Luizinho Sapateiro, Maria Doida, Niceto e Nicinha, Helena do Bode, entre outros, estão sendo homenageados na exposição “Figuras populares”, do artista plástico Luciano dos Anjos.

Quase duas dezenas de quadros coloridos, feitos com material reciclado, com o informações sobre os personagens podem ser vistos na avenida Getúlio Vargas, no trecho entre a avenida Maria Quitéria e a rua Juracy Magalhães. Foram colocados pendurados nas árvores ou no passeio.

Numa mensagem colada numa árvore, o artista, que já fez outras exposições em espaços públicos, afirma transformar lixo em cores e obras de arte produzida com sobras. Está na atividade há sete anos.

Apenas no quadro dedicado a Noratinho ganhou uma pequena biografia. O personagem morreu com mais de cem anos e era conhecido pelos feirenses tanto pelas pamonhas que vendia como a cantiga que entoava enquanto empurrava pelas ruas o carrinho cheio da iguaria.

“Coco, açúcar, canela, cravo, manteiga?, gritava Noratinho, rua afora. Não! “Não vai comer galinha hoje, homi?”, afirmava Helena do Bode. Outra frase: “cachaça não é diversão”.

No comunicado, escreveu a essência da sua mostra: “Se queres ser universal comece a cantar a sua aldeia”, do escritor russo Tolstoi. A exposição “Figuras populares” não canta apenas a aldeia, mas seus personagens, quase ilustres desconhecidos entre os conterrâneos.

Também escreveu: “traduzir em textos estas figuras populares é algo gratificante. Só que a loucura é tida como algo distante”. As figuras trajam roupas semelhantes às usadas pelos cangaceiros. Aliás, os personagens tem perfis do povo catingueiro.

Para o prefeito Colbert Martins Filho a iniciativa democratiza o acesso a arte. "Além de ser uma maneira muito interessante de fazer a população relembrar dessa pessoas que marcaram época em nossa cidade, ou até mesmo apresentar essas figuras populares aos mais jovens", avalia.  

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Museu História do Cangaço

Cultura

Feira de Santana vai ganhar equipamento turístico sobre o cangaço

Entre as relíquias que farão parte do acervo estão o parabelo (pistola) e o caneco usados pelo lendário cangaceiro Corisco....

22/03/2024 às 16h15

Escritoras

Dia Internacional da Mulher

Mulheres na literatura: ranking revela os livros e escritoras mais buscados pelos brasileiros na internet

Lista, liderada pela norte-americana Jamie McGuire, de "Belo Desastre", conta com obra de Carolina Maria de Jesus no top 5...

08/03/2024 às 15h22

vivaldo lima artista plástico

Podcast

Conheça a trajetória do artista plástico e professor Vivaldo Lima

Reconhecido por sua habilidade com a pintura, Vivaldo foi chamado para restaurar a pintura do teto do salão de eventos...

04/03/2024 às 08h14

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - foto Ney Silva acorda cidade

Cultura e Arte

Nova Exposição reabre os portões frontais do Museu Regional de Arte de Feira de Santana 

A conquista veio após a manifestação de mais de 300 artistas da terra, que reivindicavam a reabertura desde o ano...

03/03/2024 às 13h30

Coletido de Entidades Afros de Feira de Santana -

Negritude Feirense!

Entidades afros de Feira de Santana criam coletivo em busca de reconhecimento e sustentabilidade

A criação do coletivo, celebra o início de um novo momento na história da Cultura de Matriz Africana em Feira...

02/03/2024 às 09h45

Museu Regional de Arte de Feira de Santana - ft Ney Silva acorda cidade

Cultura

Após manifestação de artistas, portão principal do Museu Regional de Feira voltará a ser aberto a partir desde domingo (3)

Desde 2014 que os portões do MRA permaneceram fechados, após interrupção por conta de uma reforma, explicou José Arcanjo.

29/02/2024 às 16h29

image

Rádio acorda cidade