Cultura

Festival Literário e Cultural de Feira de Santana homenageia a sambista Maryzélia

O palco das apresentações artísticas recebe o nome da artista feirense, que se apresenta no domingo (29), às 16h30, com o show “A Dona do Pedaço”.

26/09/2019 às 08h42, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Acorda Cidade

O Festival Literário e Cultural de Feira de Santana (Flifs) chegou à sua 12ª edição em 2019 com tema “Acesse um livro, conecte-se ao mundo”. Até o dia 29 deste mês, a Praça Padre Ovídio, localizada ao lado da Igreja da Matriz, recebe uma vasta programação que contém lançamentos de livros, contação de histórias, exposições, espetáculos teatrais e apresentações musicais.

Presente em quase todas as edições do evento, a sambista Maryzélia será uma das grandes homenageadas da Flifs 2019. O palco das apresentações artísticas recebe o nome da artista feirense, que se apresenta no domingo (29), às 16h30, com o show “A Dona do Pedaço”.

Além de Maryzélia, nomes de personalidades como da bibliotecária e escritora Julieta Carteado, da professora Rita Brêda e do cordelista Rafael Cavalcante batizam os espaços do auditório, da arena e da praça do cordel, respectivamente.

Para a cantora, a edição 2019 da Flifs tem um gostinho especial. Além de ser homenageada em sua terra natal, Maryzélia também aproveita o momento para comemorar seus 10 anos de carreira solo. “Tenho vivido um momento muito especial. Dividir essa alegria com o público de Feira de Santana é o que eu mais quero durante o Festival Literário e Cultural de Feira de Santana”, afirma.

Em agradecimento a honraria recebida, Maryzélia promete encerar a 12ª edição da Flifs em grande estilo. No repertório estão presentes canções como “Reza pra agradecer”, composta por Pretinho da Serrinha, Nego Álvaro e Vinicius Feyjão, “Pra matar preconceito”, de Raul DiCaprio e Manu da Cuíca, e os tradicionais sambas de roda que fazem a cantora descer do palco para sambar com o público. Além destas, a canção “Dona do Pedaço”, composta por André da Mata, dá nome ao show e representa a autoafirmação e a força da mulher brasileira.

Tradição

A história da sambista se mistura com a da Flifs. A artista participa do evento desde o início, quando o mesmo ainda se chamava Feira do Livro. Nas primeiras edições, Maryzélia atuava como animadora e só depois passou a se apresentar como artista no palco das apresentações musicais. Hoje, a Feira do Livro se tornou o Festival Literário e Cultural de Feira de Santana, que atrai um público significativo e editoras de todo o país. Já Maryzélia alça voos cada vez maiores, defendendo o ritmo do samba nas tradicionais casas de show do Rio de Janeiro ou dividindo os palcos com artistas como Pretinho da Serrinha, Maria Rita e Lulu Santos.

Participar do Festival Literário é uma tradição que a artista pretende manter. “É um dos shows que mais espero pra fazer. É onde me sinto bem, me sinto em casa e abraçada pelo público. A Flifs faz parte da minha história”, destaca.

Na edição 2019, o Palco Maryzélia recebe apresentações de cordelistas e de dança, contadores de histórias, declamações de poesias e outras atividades. Os shows de encerramento ficam por conta da Orquestra Sinfônica da Uefs, Tito Pereira com o show “Alegria e outras canções”, Outros Baianos em “Bahia Preta”, “Dionorina In Concert – de Villa Lobos a Bob Marley” do cantor Dionorina e a Banda Camutiê. Maryzelia encerra o festival no domingo (29).

O Festival Literário e Cultural de Feira de Santana é promovido pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), através da Pró-reitoria de Extensão.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade