Feira de Santana

Festejos de Senhora Sant'Ana têm início neste sábado (17) com agendamento e número reduzido de fiéis

Para participar das celebrações de forma presencial, é necessário realizar um pré-agendamento.

16/07/2021 às 14h11, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Os festejos em homenagem a padroeira do município de Feira de Santana, têm início neste sábado (17) e seguem até o dia 26 de julho, quando é comemorado o Dia de Senhora Sant'Ana, avó do menino Jesus.

Pelo segundo ano consecutivo em virtude da pandemia do coronavírus, o tradicional Novenário não poderá ser realizado como acontecia em anos anteriores.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o pároco da Catedral Metropolitana de Feira de Santana, Pe. Arivaldo Aragão, explicou que o tema da festa deste ano, tem como proposta, seguir o Ano 'Família Amoris Laetitia', uma inciativa do Papa Francisco.

"Extraordinariamente neste ano, não teremos mais uma vez a Novena Solene que sempre é realizada a noite, então a partir deste sábado até o dia 25, o nosso Novenário será com missas, sempre às 18h. O tema da festa esse ano é ‘Com Santana, somos chamados a viver a Alegria do Amor, a exemplo da Família de Nazaré’. Estamos linkando a padroeira com a família de Nazaré, até porque o próprio Papa convocou ser o ano da Família Amoris Laetitia, então existe essa ligação de São José com Sant'Ana, a família de Nazaré como modelo de toda a nossa família", explicou.

Em junho de 2020 quando Feira de Santana apresentava alto índice de casos da Covid-19, a Arquidiocese decidiu fechar as portas das igrejas para evitar o contágio do vírus, e pela primeira vez, os festejos da padroeira foram realizados sem a presença do fiéis.

Para o pároco Arivaldo Aragão, esse foi um período que exigiu grande readaptação da igreja para que mesmo sem a presença física, os fiéis não deixassem de participar das missas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Tudo foi preciso mudar e claro, tivemos que readaptar e reajustar a festa de Sant'Ana. Com essa realidade da pandemia, no ano passado os festejos aconteceram de portas fechadas e deixou de ser novena e passou a ser missa. Esse ano aconteceu a mesma situação, retiramos a novena que acontece às 20h e antecipamos para 18h, onde deixa de ter aquele momento como a ladainha e outros rituais do novenário. Cada dia terá uma missa e cada dia, terá uma homenagem, como órgãos da própria igreja, da sociedade, para que todos possam se sentir contemplados e de modo especial no final de cada noite, faremos o nosso momento devocional com a incensação da imagem de Sant'Ana", informou.

De acordo com o pároco, Senhora Sant'Ana representa símbolo de cuidado e maternidade para toda população feirense.

"Sant'Ana é a avó de Jesus, junto com seu esposo Joaquim são os pais de Nossa Senhora. Faço até uma breve observação, pois algumas vezes, muitas pessoas chegam até a se confundir e dizer Nossa Senhora Sant'Ana, mas na verdade, esta invocação é considerada como errada, pois o termo Senhora, chamamos pelo carinho, o carinho que temos a Sant'Ana que é a avó do menino Jesus e Nossa Senhora, a gente utiliza para a filha dela, a mãe de Jesus. Mas podemos dizer que ela é símbolo de cuidado de maternidade e proteção desde o início, da época de Ana Brandoa e Domingos Barbosa de Araújo que lá no século XVII aqui chegaram, transformaram uma fazenda em uma capelinha dedicada a Sant'Ana, foi crescendo, as pessoas vinham para rezar e no ano de 1732, as terras foram doadas para então a construção de uma capela. Curiosamente no ano seguinte, eles faleceram e em 1846, se tornou matriz paroquial e neste ano completamos 175 anos de paróquia. Em 1962, esse espaço se tornou diocese elevando a Catedral e no ano de 2002, em Arquidiocese Metropolitana", contou.

Após uma nova reavaliação com o Comitê de Combate ao Coronavírus, a capacidade máxima foi atualizada e ampliada. De acordo com o pároco, a Catedral comportará até 100 fiéis por noite durante os festejos da padroeira.

"Ontem nós realizamos uma reavaliação com o Comitê de Combate ao Coronavírus aqui da Arquidiocese e conseguimos aumentar mais um pouco, o número de participantes com todo o distanciamento social. Sabemos que a Catedral é pequena e apenas 100 pessoas poderão ter acesso a área interna da igreja para acompanhar as celebrações. Nós sabemos que todos desejam participar dos festejos de Sant'Ana, pois é uma identidade da cidade, então para isso, será necessário fazer um pré-agendamento, pois sem esse mecanismo, será impossível participar de forma presencial", destacou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Nesse momento de pandemia, as pessoas são desafiadas a se preocuparem com o próximo. Segundo o pároco Arivaldo, mesmo apresentando o distanciamento social, é necessário que haja a fraternidade e a irmandade com o outro.

"Nós somos provados que a cada dia, nós sentimos o peso do quanto é importante a fraternidade, o quanto é importante a irmandade e o quanto é importante estarmos juntos e ajudar e fazer a diferença. Somos desafiados a nos preocupar com o outro, cuidando mesmo que seja com distanciamento, então nesse momento, a minha palavra é que com Deus, podemos tudo. A mensagem de Sant'Ana é olharmos para o Senhor e confiarmos nele, vamos segurar na mão de Jesus, do seu neto e caminhar com fé, confiança para que possamos passar esse momento difícil e a humanidade já teve muitos momentos difíceis, mas nós não estamos sós. Estamos nesse período fazendo de nossas casas, uma igreja e seja no tempo de oração, no tempo de Fé e esperança que tudo vai passar, a gente já está passando e com a graça de Deus, tudo irá passar", afirmou.

Como realizar o pré-agendamento?

Os fiéis deverão acessar o Aplicativo da Catedral ou através do Portal da Catedral de Sant'Ana. O agendamento para cada noite deverá ser feito sempre com três dias de antecedência às 12h.

Todas as celebrações serão transmitidas pelo Portal da Catedral e pelo canal no YouTube Catedral de Santana.

"Começamos o novenário neste sábado até o próximo dia 25, com missas às 18h, diante dessa pandemia tentamos ajustar o máximo possível e sabemos da atual situação que estamos passando. Em função desse novo horário, a Rádio Sociedade não poderá transmitir as missas, mas o nosso Portal da Catedral, a nossa Rádio Web Catedral de Santana, estará transmitido toda programação. Terá início às 17h com o momento de oração, seguido das missas e quem quiser ter acesso pelo celular, basta baixar o nosso aplicativo da Catedral de Santana, seja para Android ou IOS, onde será linkado para o YouTube e Facebook", explicou.

Programação para o dia 26 de julho

Às 8h30 será celebrada uma missa solene presidida pelo Arcebispo Metropolitano de Feira de Santana, Dom Zanoni Demettino Castro e após a celebração, terá início a procissão motorizada com a imagem de Senhora Sant'Ana pelas principais avenidas da cidade.

"Tradicionalmente há séculos, a procissão de Sant'Ana sempre é realizada às 16h. No ano passado, a imagem de Senhora Sant'Ana visitou todas as unidades hospitalares de Feira de Santana e neste ano, iremos fazer de modo diferente. Teremos uma procissão motorizada logo após a missa das 8h30, onde iremos percorrer algumas ruas da cidade, celebrando assim o dia da padroeira. Quem tiver a oportunidade poderá participar conosco em seu veículo e aqueles que não puderam, podem acompanhar através da nossa transmissão que estaremos realizando, assim como a Rádio Sociedade que estará transmitindo no dia 26 de julho", concluiu o pároco.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade