Feira de Santana

Festa de Reis é realizada em Feira de Santana

Segundo Asa Filho, esta é uma festa original do distrito de Tiquaruçu, no qual o município não pôde realizar programações, em virtude dos decretos.

03/04/2022 às 15h40, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Foi realizada na tarde deste domingo (3) em Feira de Santana, a Folia de Reis Magos da Cidade da Cultura. A concentração aconteceu no estacionamento do Supermercado Atacadão São Roque da Avenida Fraga Maia, onde participaram grupos de samba de roda, os Reis Magos, Maria e José e o menino Jesus o grupo Terno de Reis.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o organizador do evento, Asa Filho, contou que esta é uma realização que ficou no aguardo, por conta da pandemia, mas que precisava acontecer em comemoração à tradição da festa.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Este evento consisti na tradição da Folia de Reis, a qual eu faço parte há muito tempo desde criança, e foi um projeto que foi aprovado pelo governo do estado, através do Fazcultura, tivemos o apoio do Atacadão São Roque, Café dois de Julho, e aqui eu trouxe de fora os grupos como Balão Dourado de Serrinha, Brilhantes de Irará, que é a charanga, Ternos de Reis do Tomba, Estrela de Belém aqui também de Feira de Santana, enfim, é uma retomada para este congraçamento, para essa nossa alegria não morrer, é uma retomada depois que a gente viu que a pandemia está indo embora, vamos dizer assim", informou.

Segundo Asa Filho, esta é uma festa original do distrito de Tiquaruçu, no qual o município não pôde realizar programações, em virtude dos decretos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Essa festa de Reis Magos aqui em Feira de Santana tem uma tradição exclusiva do distrito de Tiquaruçu, e o distrito abraçou, o povo abraçou também a ideia, porque já passa de 200 anos. Eu recriei de forma lúdica e religiosa dentro dos preceitos religiosos e do conceito cultural para se fazer a comemoração da festa. Nós temos a nossa organização cultural e artística, Reisados São Vicente que já vem há muito tempo na luta pois se tornou ponto de cultura do Brasil. Por conta da pandemia, isso fez com que tirasse o brilho das pessoas, do comércio, mas quem mais sofreu, foi esse termo cultura. Acabaram com o ministério da Cultura, acabaram os incentivos culturais e para sair um incentivo cultural, precisa ser no braço, é na luta feroz. O poder público não fez a festa no distrito porque seguiu os protocolos da OMS, não poderia fazer eventos com muita gente, mas esta é uma festa grandiosa que atinge cerca de 15 mil pessoas", destacou.

De acordo com Asa Filho, cerca de 200 pessoas participaram do evento neste domingo.

"O pessoal veio, vieram de longe e estamos aqui fazendo essa peregrinação em nome até do Messias, temos aqui cerca de 20 grupos, então vamos contabilizar que temos aqui presentes, cerca de 200 pessoas"

Fotos: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

 

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia       

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade