Baixas temperaturas

Feirenses se agasalham bem para enfrentar os dias frios do inverno

A menor temperatura observada em Feira de Santana esse ano foi de 15,1°C e ocorreu no dia 26 de junho.

09/07/2021 às 09h36, Por Rachel Pinto

Compartilhe essa notícia

Rachel Pinto

Chegou o inverno em Feira de Santana e surge aquela famosa frase: “Já pode tirar o capote do guarda-roupa”. E é isto mesmo que os feirenses fazem ao perceberem que as temperaturas começam a cair.

Pelas ruas da cidade é possível ver as pessoas vestidas com blusas de frio, casacos, se protegendo com guarda-chuvas e em total clima de inverno. Quem acorda cedo para trabalhar, sente ainda mais o impacto do frio nas primeiras horas do dia, como é o caso do feirante Helinho de Jesus Santos, que trabalha na feirinha da Estação Nova.

Ele contou ao Acorda Cidade que chega ao local todos os dias por volta de 5h da manhã e se agasalha bem para não passar frio.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Desde a semana passada que está muito frio. Aqui é um lugar aberto que venta bastante e a gente tirou os casacos do guarda-roupa. Mas, temos que agradecer ao Senhor também por esse tempo”, disse.

Ruthe de Jesus, esposa de Helinho, que também trabalha na feirinha, declarou que usa duas blusas de frio e um casaco para encarar as baixas temperaturas.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Faz mais frio nas madrugadas, pela manhã cedo e já no fim da tarde. Com jeitinho, usando os casacos, dá para suportar”, acrescentou.

Tanúzia Sena Glória, afirmou que nem é de sentir muito frio, mas nos últimos dias percebeu que Feira de Santana está com temperaturas mais amenas. Para ela, o tempo frio é bom para dormir.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A gente espera pelo frio o ano todo e é bom a noite que faz um friozinho gostoso”, frisou.

Dalva Bastos de Almeida também concorda que a temperatura mais fria é um convite para não sair debaixo do cobertor.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“Eu gosto mais do verão, mas com o frio eu fico deitada. É bom para dormir”, comentou.

Solange Bastos disse que a solução para os dias frios é usar casacos, calça e a noite usa dois cobertores.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

“A noite esfria mais e aí eu uso dois edredons”, pontuou.

Dados do Inema

De acordo com os dados registrados por uma estação meteorológica do Instituto do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Inema), a menor temperatura observada em Feira de Santana esse ano foi de 15,1°C e ocorreu no dia 26 de junho.

A média climatológica de precipitação de Feira de Santana no mês de julho é de 72,1 mm e a tendência até o final do mês é que ocorram alguns eventos de chuva na região, no entanto com volumes totais abaixo desta média. Em relação às temperaturas, ainda é esperada uma amplitude térmica expressiva neste período, característica da época, com mínimas que poderão ficar abaixo de 17°C em alguns dias e com máximas que poderão ultrapassar os 30°C em outros.

Segundo o instituto, o inverno na Bahia tem como característica climática um inverno seco no interior e com chuvas no litoral. Durante o ano, é possível que ocorram variações climáticas com influência de resquícios de frentes frias que podem modificar o tempo de maneira brusca. Na faixa leste é a semana que inicia com sol e termina com vários dias chuvosos, ou no interior é uma sequência de dias quentes intercalados com outros com temperaturas mais amenas. Essas variações deverão continuar ocorrendo no próximo mês.
 

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade