Feira de Santana

Feirenses contam como foi passar mais de 6 horas sem WhatsApp, Instagram e Facebook

O Acorda Cidade esteve no terminal central na tarde de hoje, quando as redes sociais ainda estavam inacessíveis e conversou com alguns usuários.

04/10/2021 às 21h01, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Andrea Trindade

Após mais de seis horas fora do ar por conta de uma pane global, o WhatsApp, Instagram e Facebook voltaram a funcionar, na noite desta segunda-feira (4).

O "apagão" nas três maiores redes sociais do mundo atrapalhou o dia de muitas pessoas que precisam delas para trabalhar e também dificultou a comunicação de muita gente, principalmente para quem não optou por alternativas semelhantes, como o Telegram.

O Acorda Cidade esteve no terminal central na tarde de hoje, quando as redes sociais ainda estavam inacessíveis, e conversou com alguns usuários. A estudante Aline Souza disse que ficou com muita coisa pendente por conta da falta do WhatsApp.

“Complicado viu, muita coisa pendente. Comunicação com o estágio, comunicação com colegas, a gente está muito preso nas redes sociais para resolver tudo no dia a dia. Toda hora a gente fica conferindo pra ver se voltou. Aí eu recorri ao SMS. Eu só percebi a falha no WhatsApp por volta das 15h, depois vi que Instagram também parou. Dá pra viver sem as redes sociais, a questão é o impacto inicial, caiu, então a gente tinha coisas pendentes que a gente esperava que fossem resolvidas por ali. Então de imediato a gente fica sem saber o que fazer, como resolver, mas a longo prazo, obviamente, a gente se adequa as coisas”, declarou.

Foto: Paulo José/Acorda Cidade
 

O funcionário da Embasa, João Victor, disse que foi complicado ficar sem se comunicar com os colegas de trabalho pelo WhstaApp.

 “A gente trabalha em campo e depende do pessoal do escritório para fornecer dados pra gente, e fica bem complicado. Percebi no horário de descanso, quando fui usar e não estava funcionando, mas não fico agoniado não, faço ligação”, disse João Victor.

Rosileide Santos, assim como a maioria, inicialmente achou que estava sem internet, e só depois percebeu que a falha era do aplicativo de troca de mensagens.

“Achou que a internet estava com defeito ou tinha caído, a gente mexeu e não era a internet. Minha filha trabalha com Instagram. Não é só o vício, é a necessidade de usar. A gente se comunica com a família, e tem a necessidade hoje em dia de usar o Instagram e o Whatsapp. O Facebook nem tanto”, declarou.

A empregada doméstica Daiane Santos disse ao Acorda Cidade que o WhstaApp faz muita falta. Ele não tem o Telegram, por exemplo, e não usa o celular para fazer chamadas diretas, então ficou sem se comunicar com o filho e o esposo.

“Faz muita falta. É um meio de comunicação importante e estas horas sem ele tem sido difícil. Tentei me comunicar com meu filho e meu marido e não consegui. Também não busquei outro aplicativo pra me comunicar”, contou.

 As plataformas pararam de funcionar após o meio-dia e só retornaram após as 19h30.

O Facebook postou por volta das 19h30 uma mensagem sobre a retomada com um pedido de desculpas.

"Para a enorme comunidade de pessoas e empresas ao redor do mundo que dependem de nós: sentimos muito. Temos trabalhado muito para restaurar o acesso aos nossos aplicativos e serviços e estamos felizes em informar que eles estão voltando a ficar online agora. Obrigado por nos aguentar", declarou a empresa de Mark Zuckerberg.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade