Decreto

Uso de máscara em locais fechados e ônibus passa a ser recomendado em Feira de Santana

O decreto foi publicado nesta sexta-feira (12) no Diário Oficial do Município, mas será modificado em edição extra.

12/08/2022 às 05h50, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Foto: Raquel Portugal/FioCruz Saúde

Devido à incidência de casos de covid-19 e do surto do vírus causador da nova varíola, o prefeito de Feira de Santana, Colbert Filho, recomenda o uso da máscara em ambientes fechados e nos transportes coletivos do município.

Um decreto foi publicado nesta sexta-feira (12), no Diário Oficial do Município, determinando a obrigatoriedade, mas o prefeito informou ao Acorda Cidade que o decreto foi editado e republicado. Em vez de obrigatório, o uso será recomendado, a partir de hoje.

Segundo Colbert, o paciente com Monkeypox foi examinado ontem (11) e conversou com a equipe, passando informações mais claras sobre como foi infectado. Ele adquiriu o vírus em outro estado e estava com a carga viral muito alta.

“Ontem à noite tivemos informações mais específicas com a drª Melissa Falcão, nossa infectologista, e em razão disso [caso confirmado de varíola dos macacos], nós vamos modificar o decreto apenas no sentido de dizer que o uso de máscara passa a ser recomendado e não obrigatório”, declarou o prefeito ao Acorda Cidade.

Reprodução/Diário Oficial

Confira aqui

Pesquisadores da Fiocruz em Feira de Santana

A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) realizou nesta quinta-feira (11), uma sessão científica para apresentar e discutir a situação epidemiológica da varíola dos macacos no Brasil e na Bahia.

O evento contou com a palestra de pesquisadores da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz/RJ), do Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA), e do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde na Bahia (CIEVS-BA), com mediação do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Vigilância da Saúde (Nupevs) da Uefs

Representando a Fundação Oswaldo Cruz, o pesquisador e infectologista Rivaldo Venâncio da Cunha destacou que a doença está sendo chamada de ‘nova varíola’, para que não tenha relação do vírus com o macaco.

Uso de máscara pode prevenir?

Segundo o pesquisador Rivaldo Venâncio, a possibilidade do vírus ser transmitido pela saliva só pode ocorrer caso a pessoa tenha algum ferimento na região da boca.

“Essa transmissão não pode ser comparada com o vírus da Covid-19, que hoje pode ser transmitida pelo ar ou até mesmo pelo chamado ‘bafo’, mas nós estamos observando que esta nova varíola pode afetar a região da face, então a pessoa pode ter lesões orais como nos lábios, na língua, na boca, mas para esta transmissão acontecer, só se for através de um beijo, por exemplo, ou durante a relação sexual”, disse.

Qual o período de isolamento?

Para Rivaldo Venâncio, o essencial é que as pessoas evitem o contato mais próximo com familiares da própria residência, por pelo menos duas semanas.

“Isso vai depender muito do caso, mas a recomendação inicial é que se tenha um isolamento, não é tão rigoroso como em outras doenças, mas é muito importante ter a proteção, principalmente com as feridas. É necessário que evite dormir na mesma cama, usar a mesma toalha, sentar próximo do outro, então o que nós recomendamos é que esta pessoa possa ficar afastada dos familiares por pelo menos duas semanas”, pontuou.

Já tem vacina?

De acordo com o pesquisador da Fiocruz, a vacina já existe, porém não em grande quantidade para atender toda a população.

“Já existe a vacina contra esta doença, no entanto, o processo de fabricação dela está muito restrito neste momento. É impossível imaginar a vacina para toda a população como acontece com a Covid-19, isso não vai acontecer em um curto período de tempo, e acreditamos que nem há necessidade neste momento. Precisamos ao mesmo tempo em que aceleramos o processo de fabricação da vacina, também cuidar do processo de disseminação da doença, mas a vacina em si, ela já existe, não serão necessárias novas pesquisas para descobrir uma vacina contra essa nova varíola, mas praticamente, só tem uma fábrica no mundo”, concluiu.

A notícia foi atualizada às 6h36 para alteração de informação sobre o decreto, que será modificado, e acréscimo de informações do repórter Ed Santos e do jornalista Gabriel Gonçalves, do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Colbert não tem o que mostrar, quis capitalizar em cima da obrigatoriedade de máscaras. Algum aliado deve ter advertido…
    Pelo que sei, o uso de máscara é sempre recomendo, com ou sim decreto de prefeito.

  2. Governante fraco e sem coerência, perdido que não sabe faz, apenas segue a ética hipócrita do politicamente correto.
    Alterou porque não tem confiança em si próprio ao que parece para tomar uma decisão autêntica.
    Quero ver até quando aqui em Feira vai se permitir o “Apartheid Sanitário” que segrega pessoas entre v@c1nado5 e não-v@c1nado5?
    Esse “crime” que estão cometendo contra os cidadãos , não só de feira, como da Bahia tem que ter uma reação do povo, pois além de ferir a LIBERDADE, fere também acordos internacionais como o Código de Nuremberg.
    No Chile já estão cogitando/analisando a aplicação de uma QUINTA DOSE.
    Baseado nisso eu pergunto: Vocês acham que vai demorar quanto pra isso chegar aqui? Quantas doses serão necessárias para acordar o povo?

  3. Até o presente momento 95% dos casos da varíola foi por relação sexual. Ninguém sabe ao certo identificar como foi o contágio dos outros 5%. Se é por contato físico como estão querendo fazer acreditar, a máscara não vai proteger e sim a desinfecção dos locais públicos. Convenhamos que é mais fácil alguém tocar ou encostar em um local contaminado do que pegar essa doença por saliva. E o que deveria proteger as pessoas do covid é a vacina e não máscaras feitas sem qualquer especificação técnica.

  4. GENTE, QUER DIZER QUE O DECRETO, ALÉM DE MAL FEITO, AINDA MISTURA NO TEXTO NOVAS VARIANTES DE CORONAVÍRUS E CASOS ATIVOS.??? GENTE, QUE PREFEITO MEQUETREFE É ESSE? TARCISIO PIMENTA DEVE ESTAR RINDO, POIS FOI ULTRAPASSADO

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade