Feira de Santana

Projeto doa hortaliças de quintal produtivo a escolas e instituições de caridade

O Isas é uma organização social sem fins lucrativos, que atua em Feira de Santana há mais de 30 anos.

07/08/2022 às 07h00, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O Isas- Instituto de Saúde e Ação Social de Feira de Santana inauguração do projeto ‘Lá no Quintal Tem’, um modelo de quintal produtivo, cuja produção será doada para escolas, creches, lar de idosos, dentre outras instituições de caridade.

De acordo com o diretor da instituição, Radival Carlos de Oliveira Galeano o Isas é uma organização social sem fins lucrativos, que atua em Feira de Santana há mais de 30 anos e desenvolve alguns projetos na área social, de saúde, agricultura, e oferta cursos à comunidade, além de prestar serviços como gestão de hospital e atividades que podem gerar bem estar para a população atendida.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Hoje o Isas tem em torno de 1 mil funcionários espalhados pela Bahia e cerca de 150 voluntários. É uma instituição sem fins lucrativos, e que conta com a parceria de alguns projetos, empresas privadas, a Universidade Estadual de Feira de Santana e também recursos próprios. Hoje a gente apresenta o ‘Lá no quintal tem’, que a gente vem trabalhando há uns seis meses, testando os produtos e hoje temos uma produção que podemos replicar em quintais de pessoal menos favorecido e que pode gerar uma renda”, informou o diretor.

Dentro do projeto ‘Lá no Quintal Tem’, foram produzidas hortaliças em uma estufa por meio da técnica de hidroponia. A produção foi doada para algumas escolas da rede municipal e estadual, além do Lar do Irmão Velho.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“A gente sempre busca os beneficiados dentro dos bairros que a gente percebe uma maior vulnerabilidade social, baixa renda, as pessoas mais necessitadas. Nossa sede social é na Rua Moreira Pinho, número 75, no bairro Jardim Acácia. Quem quiser ser voluntário pode chegar lá que será muito bem recebido”, disse.

A engenheira agrônoma e coordenadora do projeto ‘Lá no Quintal Tem’, Maria Clara de Figueiredo Galeano, explicou que a ideia também pode ser replicada em quintais de áreas urbanas por pessoas de baixa renda, para que possam empreender. Cada estufa custa em média R$ 5 mil, mas o valor investido retorna ao produtor em apenas três meses.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O projeto ‘Lá no Quintal Tem’ nasceu a partir dos quintais produtivos. E a ideia de criar um quintal produtivo em uma área urbana é muito legal, porque você pode dar a uma família uma renda de mais de 2 mil reais por mês. O objetivo é replicar esse projeto nos quintais da comunidade. Já a nossa produção vamos doar para creches e escolas do município, além da população que frequenta o Isas. A gente viu o nosso quintal em desuso e criou o projeto para doar esses alimentos”, afirmou.

A hidroponia, segundo a engenheira agrônoma, é pouco utilizada em Feira de Santana. Nesse sistema, as hortaliças são cultivadas em uma piscina coberta com tela e isopor, e recebe os nutrientes por meio de produtos que são dissolvidos na água.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Em uma área de 25 metros consigo tirar cerca de 500 pés de alface. Com a hortaliça sendo vendida a 4 reais, por exemplo, dá para tirar uma renda de mais de 2 mil reais por mês. Isso é totalmente viável para aplicar em quintais, principalmente para mulheres que estão em casa e isso pode gerar renda e promover a segurança alimentar”, destacou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade