Feira de Santana

Prefeito sanciona lei que institui novo piso salarial dos agentes comunitários e de endemias

O novo piso está fixado agora dois salários mínimos, equivalentes neste ano em R$ 2.424 mensais, para a jornada de 40 horas semanais.

13/08/2022 às 06h36, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/ Acorda Cidade

O prefeito de Feira de Santana, Colbert Martins, sancionou a lei nº 065/2022, de autoria do Executivo e aprovada na Câmara de Vereadores na última quarta-feira (10), que institui o piso salarial profissional dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias. O decreto foi publicado neste sábado (13), no Diário Oficial do Município.

O novo piso está fixado agora dois salários mínimos, equivalentes neste ano em R$ 2.424 mensais, para a jornada de 40 horas semanais.

Segundo a publicação do Diário, o piso salarial será pago retroativo ao mês de maio do exercício de 2022, em conformidade com a data da promulgação da Emenda Constitucional nº 120, de 05 de maio de 2022.

Os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias terão também, em razão dos riscos inerentes às funções desempenhadas, aposentadoria especial e, somado aos vencimentos, adicional de insalubridade.

Conforme o mesmo documento, o vencimento dos agentes comunitários de saúde e dos agentes de combate às endemias fica sob responsabilidade da União e caberá ao Município estabelecer, além de outros consectários e vantagens,incentivos, auxílios, gratificações e indenizações, a fim de valorizar o trabalho desses profissionais.

Leia também: Agentes comunitários e de endemias de Feira comemoram novo piso aprovado pela Câmara

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Onde eu moro nunca vai uma agente de saúde , procuro alguém para me informar sobre uma consulta ou vacina e não acho ninguém e olha que Ella mora perto de minha casa. Um profissional que tem nível superior recebe menos de dois mil reais. Vái entender…

    1. Cara Rafaela

      Não é que o agentes de saúde e endemias não mereçam esse piso salarial, a questão é que todos profissionais não somente os de nível superior precisam serem melhores remunerados, principalmente no mercado de trabalho de Feira de Santana.

    2. O que têm haver o nível superior com o aumento do salário deles, é por causa de pessoas como vc que esse país está desse jeito, quer informações, vai no posto mulher, deixa de preguiça e para de falar da vizinha, tá querendo o emprego da criatura é?!

      1. Isso mesmo,sinalize na sua unidade de saúde,com certeza sua agente irá te procurar.Independente da educação o caráter de certas pessoas não Parabéns ACS vcs merecem 👏👏👏👏

    3. O que têm a ver o nível superior com o aumento do salário deles, é por causa de pessoas como vc que esse país está desse jeito, quer informações, vai no posto mulher, deixa de preguiça e para de falar da vizinha, tá querendo o emprego da criatura é?!
      RESPONDER

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade