Setembro Amarelo

PM realiza I Simpósio em Saúde Mental Sobre Prevenção ao Suicídio para profissionais da Segurança Pública

Simpósio foi realizado no auditório do Centro Universitário de Excelência (Unex).

15/09/2022 às 20h27, Por Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

simpósio na unex  com PM e Secretaria de saúde
Foto: Thiago Paixão/Secom PMFS

Debater a prevenção ao suicídio é uma maneira de salvar vidas. Em alusão à Campanha Setembro Amarelo, o Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL) realizou o 1º Simpósio da Saúde Mental, na manhã desta quinta-feira (15). O evento ocorreu no auditório do Centro Universitário de Excelência (Unex).

Entre os assuntos abordados, o papel da psiquiatria na prevenção do suicídio, comportamento suicida na adolescência e a etiologia do suicídio.

Foto: CPRL

O comandante do CPRL, coronel PM Piton, foi o responsável pelo pronunciamento de abertura do evento, que teve como público-alvo os policiais militares das 20 unidades operacionais pertencentes ao Orgânico do CPRL, além de representantes do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militar, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Saúde e membros da sociedade civil.

O primeiro palestrante, Raphael Silva Santos abordou o papel da psiquiatria na prevenção do suicídio, passando a palavra à Camille Batista, que tratou sobre o comportamento suicida na adolescência. Após uma breve pausa para o café da manhã, foi a vez do psicólogo do Sevao, Graciliano Martins, abordar a etiologia do suicídio.

Foto: CPRL
simpósio na unex com PM e Secretaria de saúde
Foto: Thiago Paixão/Secom PMFS

Na oportunidade, uma roda de conversa foi aberta com os demais psicólogos do Sevap, Tânia Rodrigues, Alfredo de Moraes Neto, Ícaro Batista de Cerqueira e Robilene Santos Souza. Em sequência, os microfones foram direcionados à plateia presente, onde as dúvidas referentes ao tema foram sanadas.

O evento foi finalizado com a entrega de certificado aos palestrantes e com uma mensagem do subcomandante-geral da PMBA, coronel PM Machado, transmitida por vídeo, onde o mesmo parabeniza o CPRL pela iniciativa do evento, e ratifica a importância do Sevap no cuidado psicológico e emocional do efetivo da Polícia Militar da Bahia.

Foto: CPRL

De acordo secretária interina de Saúde, com Fernanda Botto, eventos que abordem a valorização da saúde mental devem ser promovidos durante ao longo do ano.

“Todos precisam cuidar da saúde da mente para vivermos em uma sociedade harmoniosa. A polícia é uma corporação que vivencia situações no limite do emocional, e sempre precisamos estar junto desses profissionais que zelam pela nossa segurança a cuidarem da saúde mental”, destacou a titular da pasta.

“A PM entra na campanha e realiza ações voltadas ao tema, principalmente porque os policiais militares são diretamente impactados em sua profissão com situações que há necessidade de intervir, como as ocorrências de tentativa de suicídio. Eles precisam agir de forma eficaz para salvar uma vida”, explicou o coronel da PM, Adalberto Piton.

simpósio na unex com PM e Secretaria de saúde
Foto: Thiago Paixão/Secom PMFS

Com informações da assessoria de comunicação do CPRL e da Secretaria Municipal de Comunicação (Secom).

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Parabéns!!
    Fico feliz em saber que aconteceu o evento , pois todos nós precisamos a todo momento cuidar da nossa mente. O autocuidado e a promoção da Saúde Mental , é de grande importância para todos os seres humanos. E todos os dias os guerreiros passam por situações que de fato precisam de cuidados e apoio psicológico.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade