Feira de Santana

Permissionários do Shopping Popular se reúnem com vice-prefeito e secretário para definir situação dos boxes

De acordo com uma permissionária, muitos comerciantes já haviam abandonado os seus boxes por não terem condições de manter o espaço.

20/07/2022 às 12h25, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Uma comissão de permissionários do Shopping Popular Cidade das Compras esteve na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Turismo (Settdec), na manhã desta quarta-feira (20), para buscar uma resposta sobre a situação deles, após cerca de 400 boxes terem sido lacrados pela administração do empreendimento.

De acordo com Bete Sacramento, após a ida de um grupo ontem (19) à casa do ex-prefeito José Ronaldo, em busca de apoio, hoje eles foram convidados pelo vice-prefeito Fernando de Fabinho e o secretário Sebastião Cunha para uma reunião.

“Ontem a maioria dos camelôs foi até a casa do ex-prefeito José Ronaldo para pedir esse apoio e hoje recebemos o convite do vice-prefeito e o secretário para darem essa devolutiva pra gente. Estamos todos ansiosos, preocupados em qual solução virá, mas segundo o vice-prefeito dará uma resposta favorável ao camelô. Estamos agora no aguardo para definir o que de fato vai acontecer porque boxe ninguém tem mais, todos foram lacrados. São 420 boxes e tem uma lista lá imensa para terminar de lacrar hoje”, afirmou a comerciante.

Ela disse ainda que muitos permissionários já haviam abandonado os seus boxes por não terem condições de manter o espaço e por não aguentarem a pressão pelo pagamento das taxas.

“O contrato foi feito com 1.800, mas nem todos receberam os boxes. De fato foram 1.450 que chegaram a assinar e ocuparam os espaços. Mas desses dois últimos anos só restaram essa quantidade de 500 a 600 camelôs, porque o restante não aguentou a pressão e ficar esse tempo todo sem ganhar um centavo lá dentro.”

Ela espera que a prefeitura reveja o valor das taxas a serem pagas pelos permissionários e defende mais investimentos em propaganda para atrair os clientes.

“Nossa sugestão é que ele reveja a situação dos camelôs e tente negociar um valor de solo público, para manutenção e funcionários do espaço. É preciso identificar quem são os camelôs, negociar os valores e também investir em propaganda, que o maior problema da gente é o cliente que a gente não tem lá no espaço. Segundo o governo, até sexta-feira sairá uma decisão favorável e que será publicada em diário”, disse.

O secretário de desenvolvimento econômico, Sebastião Cunha, informou que foi feita hoje em Diário Oficial a convocação de todos os permissionários que atuavam como camelôs no centro comercial, foram originalmente cadastrados e depois transferidos para o shopping popular.

“Essa publicação hoje da portaria é uma determinação do prefeito Colbert Martins, que a gente já vem cumprindo. Eu e o vice-prefeito, Fernando de Fabinho, estamos à frente desse grupo de trabalho, com as nossas equipes, construindo alternativas para que a gente consiga equacionar a relação entre os camelôs e o shopping popular. Essa ação de hoje é a primeira de várias que ocorrerão e essas ações todas o prefeito nos deu um prazo curto, para que a gente encaminhe agora, a partir do momento que a gente publicou essa portaria, e amanhã já vamos começar o atendimento das pessoas aqui na Settdec e depois de ser cadastrado aqui segue para os procedimentos finais. O camelô terá que vir com documentos pessoais e o contrato original de locação mais uma cópia do documento”, reiterou o secretário.

Com informações do repórter Paulo José do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade