Feira de Santana

Paróquia de Feira de Santana celebrará pela primeira vez festa em louvor a Santa Dulce dos Pobres

No dia 13 de agosto, a celebração será presidida pelo Arcebispo Emérito, Dom Itamar Vian.

12/08/2022 às 10h37, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Nascida em 26 de maio de 1914 na cidade de Salvador, Maria Rita de Souza Brito Lopes Pontes, se tornou religiosa na Congregação das Irmãs Missionárias da Imaculada Conceição da Mãe de Deus, e passou a ser chamada de Irmã Dulce, em homenagem à mãe, que se chamava Dulce Maria.

Com uma fé inabalável, consagrou sua vida a Deus, servindo aos mais necessitados percorrendo as ruas do centro de Salvador em busca de doações para aqueles que não eram reconhecidos.

No ano de 1990, Irmã Dulce foi internada com problemas respiratórios e no dia 13 de março de 1992, veio a falecer. A beatificação aconteceu no dia 22 de maio de 2011, e a freira passou a se chamar ‘Bem-Aventurada Dulce dos Pobres’, tendo o dia 13 de agosto, como data oficial de celebração de sua festa litúrgica.

Somente no dia 13 de outubro de 2019, em uma cerimônia presidida pelo Papa Francisco, no Vaticano, Irmã Dulce foi proclamada como ‘Santa Dulce dos Pobres’, tornando-se a primeira santa brasileira.

Em Feira de Santana, existe a mais nova paróquia da Arquidiocese, Santa Dulce dos Pobres, localizada no bairro Pampalona.

Ao Acorda Cidade, o pároco Luiz Flávio, informou que a escolha pela padroeira, foi feita pelo Arcebispo Dom Zanoni Demettino Castro.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós temos aqui como padroeiro desta comunidade, São Roque, que foi quando surgiu a comunidade entre os anos de 1968 e 1969 com o Pe. Albertino, que foi o primeiro pároco desta paróquia, que era lá no Cruzeiro, ainda não era paróquia da Gabriela como a Paróquia São Francisco de Assis. Após este processo da canonização, o próprio Arcebispo Dom Zanoni, decidiu que a Arquidiocese precisava ter uma paróquia com a padroeira Santa Dulce dos Pobres”, informou.

De acordo com o pároco, a programação do Novenário teve início no último domingo (7), e segue até o dia 16, quando acontece uma Missa festiva, acompanhada de procissão.

“Esta é a única paróquia da Arquidiocese de Feira de Santana, que celebra a festa da padroeira, junto com o co-padroeiro, porque a nossa padroeira é Santa Dulce dos Pobres, e o nosso co-padroeiro, é São Roque. No próximo dia 13 de agosto, teremos aqui a presença do nosso Arcebispo Emérito Dom Itamar Vian, continuaremos com o nosso novenário, e no dia 16 de agosto, teremos a celebração com o Arcebispo Dom Zanoni, às 19h30 e depois a grande procissão”, informou.

Também devoto da Santa, o Pe. Luiz Flávio destacou a realização da festa e aproveitou para convidar todos os fiéis.

“Essa é uma sensação muito boa, porque eu sou padre, mas também sou devoto. Eu já fiz uma peregrinação lá no Largo de Roma, já conheci todas as obras sociais da Irmã Dulce, e agora temos cerca de seis meses que esta paróquia foi fundada, lembro como hoje, dia 4 de fevereiro, então esta se torna a primeira festa que estaremos realizando aqui. Aproveitamos para convidar todos os fiéis de todas as redondezas de Feira de Santana. Irmã Dulce viveu para ajudar o próximo, acolheu todas as outras pessoas por amor, seu amor foi tão grande, que crescia como um fermento na massa, como diz o próprio evangelho. Infelizmente não tive o prazer de conhecê-la pessoalmente, mas tenho um apreço muito grande por todas as suas obras sociais e sua história de vida aqui na Terra, principalmente pelos baianos”, concluiu.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Uma correção a paróquia fica na Pampalona e não na Gabriela conforme está na reportagem.

    Salve Santa Dulce!
    Salve São Roque!

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade