Feira de Santana

Moradores denunciam envenenamento e morte de gatos no bairro Pampalona

Para conscientizar a população do bairro e também de outros locais, uma moradora publicou alguns banners nas redes sociais.

25/11/2022 às 06h51, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Arquivo Pessoal

Os moradores da Rua Joana Pereira no bairro Pampalona, em Feira de Santana, denunciam o envenenamento e a morte em série de gatos no local. Segundo eles, somente esta semana, seis animais morreram.

Por conta desta situação, além dos gatos que vivem soltos nas ruas do bairro, muitos animais de estimação também já foram mortos e a comunidade está temerosa em deixá-los livres.

Jone Cardoso | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Para a assistente social Jone Cardoso, duas razões podem estar levando à morte dos gatos. Segundo ela, devido à intensa proliferação de ratos no bairro, pessoas utilizam veneno para exterminar os roedores e isso acaba afetando também os gatos. Por outro lado, existem também aqueles que matam os animais por perversidade.

“Neste mês de novembro foram em torno de oito gatos, só que isso já vem acontecendo há muito tempo, mas a gente não sabia os motivos. Meus, já perdi três animais, não durante este mês, mas desde que comecei a criar. É muito complicado você dar amor, e as pessoas de formas indevidas, e eu não acredito que seja só uma questão de má fé, de querer matar os animais, mas também por causa dos ratos. Que aqui está empesteado de ratos, por questão dos quintais mal cuidados, uma rede de esgoto inadequada, que as águas são servidas na rua. Aqui na minha rua eu acredito que seja dessa forma, porque na semana passada tinha cinco ratos mortos em frente a uma casa na vizinhança, mas em outros locais próximos foram mortos por perversidade”, relatou a moradora.

Para conscientizar a população do bairro e também de outros locais ela publicou alguns cartazes nas redes sociais.

“Até o momento a gente só entrou com as redes sociais, para tentar conscientizar as pessoas para matar os ratos de outras formas. Mas, também a gente pede a questão do saneamento básico.”

Karen Cardoso | Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A estudante de enfermagem Karen Cardoso contou que na casa onde mora todos estão com medo de soltar os animais de estimação.

“Ficam presos dentro de casa, e um gato a gente sabe que é livre, por mais que a gente prenda ele acaba saindo. Eu tenho duas gatas dentro de casa, uma tem 9 anos e outra tem 6 anos. Estou com medo de soltá-las, assim como minha avó, e os vizinhos também. Eu já perdi um gato e foi triste, e eu não sei o que pode acontecer se eu perder mais um. O meu sentimento é de raiva”, relatou.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. É muito doloroso o certo realmente é deixar presos , mas é complicado pq eles sempre arruma um jeito de sair,só se tiver uma casa adaptada.Mas a questão são as pessoas que não tem consciência de o animal é o ser inocentes.Quem faz maldade uma hora paga

  2. A culpa é dos donos que criam animais para incomodar vizinhos, infelizmente às vezes as pessoas não encontram outro jeito de se livrar do problema, não só gatos, há os cães deixados sozinhos que passam o dia inteiro uivando. Criar é bom, mas exige cuidado para não se tornar um estorvo para a vizinhança, ou o resultado é a perda do animal, que morre sem ter culpa.

  3. Não vejo um dono de gato pagar o concerto das telhas que eles quebram nos telhados de quem não cria , nesse momento chove e a goteira tá geral por culpa desses animais , mas aqui em faço armadilha e solto né um lugar bem distante

  4. Matar animais é crime. E, as autoridades que sai defensores das leis, das vidas. Que tem a obrigações de fazer gamer as leis. Tem que investigar, saírem a campo. E, usarem suas sabedoria e inteligência. Não devem e não podem ficarem parados, nem sete negligentes. Mais sim! Fazerem valer as leis. E prenderem, se assim caso for.

  5. O animal seria livre em uma sociedade consciente e civilizada,eu não tenho gato para morrer envenenado,os meus não saem,castrei todos ,telei apartamento, e tenho cuidado, antes eles livres dentro de casa ,onde moro tem espaço para andarem e correrem, pela varanda, quintal, do que andarem na rua e estarem expostos às maldades,fora o risco de ser atropelado.

  6. nao é so la nao tem mal carater na cidade inteira, policia nao resolve, politicos omissos tem muita gente de bem porem tem muito canalha q deveria ser banido da sociedade.

  7. A questão também é o fato das pessoas pegarem animais de estimação, não castram e nem tomam atitudes para manter seus gatos em casa, gatos são animais complicados, quebram telhas, matam plantas, defecam em tudo, infelizmente não tem culpa, os verdadeiros animais irracionais são os donos…

  8. Aqui no bairro Mangabeira, rua Itapirá está acontecendo o mesmo, muitos gatos já estão morrendo envenenado, inclusive essa semana uma gata de casa e da vizinha foram envenenadas, no local não tem muitos ratos, acredito seja por maldade mesmo.

  9. Todos os que soltam gatos nas ruas são irresponsáveis! Não existe essa de gato dar voltinha na vizinhança, tenho 3 gatos e nenhum deles nunca viu a cor da rua da minha casa, todos vivem dentro de casa e sem acesso as ruas. Gato na rua corre esse sério risco de ser envenenado ou atropelado e nunca mais voltar! Infelizmente o poder público aqui de feira de Santana tem total descaso e não oferece a população castração desses animais gratuitamente, gerando todos os dias inúmeros casos de animais abandonados pelas ruas ou superlotação de abrigos de animais.

    1. Aqui também na Asa Branca os condomínios todos os dias os gatos são envenenados eu tenho três para poder soltar eu fico com ele aqui em frente da minha casa ainda cuido de uma gata aqui na rua que eu fiz até uma casinha na frente da minha casa do alho e comida que sou maltratada vem para minha porta aí serve recebe carinho eu não tenho como adotar tem que ter castramento gratuito vacinação para combater as doenças esses dias eu perdi um você se morreu de veneno se foi de velhice nunca cuidava aqui na rua a gente pede socorro ajuda para o bichinho

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade