Feira de Santana

Festa dos Romeiros volta a ser realizada em Feira de Santana

Nos anos de 2020 e 2021, o evento não aconteceu por conta da pandemia da Covid-19.

12/06/2022 às 14h30, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Na manhã deste domingo (12), a tradicional Festa dos Romeiros, que reúne milhares de devotos de Santo Antônio, de diversas cidades do estado da Bahia, voltou a ser realizada em Feira de Santana, após ficar suspensa por dois anos em virtude da pandemia da Covid-19.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o pároco da Igreja Santo Antônio dos Frades Capuchinhos, Frei Liomar Pereira, informou que neste primeiro ano de retomada da romaria, o público presente atingiu cerca de 3 mil pessoas.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Hoje todo o dia é voltado para os nossos romeiros de Santo Antônio, diante dos grupos confirmados, nós temos uma estimativa de público de até 3 mil pessoas que estão aqui presentes. Nossa programação começou logo cedo às 6h30 com uma celebração, às 8h30, tivemos a missa presidida pelo Arcebispo de João Pessoa, Dom Delson e logo em seguida, damos início à nossa carreata de Santo Antônio. Tanto para os fiéis, quanto para nós dos Frades Capuchinhos, e para a comissão da festa, este é um momento muito importante, e hoje mais cedo, um paroquiano me disse, ‘Frei, o que me impressiona, é a Fé dos romeiros, porque estamos vendo o brilho, a felicidade, os gestos de todos os romeiros’, e realmente, é uma tamanha Fé com o nosso Senhor, e com o nosso glorioso Santo Antônio”, destacou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade | Dom Delson e Frei Liomar

O presidente da celebração das 8h30, Dom Delson, Arcebispo de João Pessoa, destacou a grande ligação com a paróquia dos Frades Capuchinhos, e mesmo enlutado, devido à morte do irmão no dia de ontem (11), encontrou na Fé dos romeiros, uma forma de consolo.

“Estou aqui em Feira de Santana até por um motivo triste, ontem participei do enterro do meu irmão, estávamos celebrando ontem a missa no funeral junto com os confrades Capuchinhos, e no dia de hoje, o Frei Liomar me convidou para presidir esta celebração. A minha ligação com Santo Antônio é muito grande, e apesar deste sentimento de tristeza da nossa família, hoje aqui na presença de todos os romeiros, foi uma forma de consolo para enfrentar esta situação. Esta é uma festa muito grande, muito bonita e aqui nós sentimos de perto, toda esta energia dos devotos de Santo Antônio”, contou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

O Arcebispo aproveitou para relembrar alguns momentos que teve na paróquia.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu entrei no seminário no ano de 1967, aqui fiz minha profissão religiosa, me ordenei como diácono, me ordenei como sacerdote, como bispo, minha primeira paróquia como vigário paroquial, então é uma ligação muito forte que tenho com o nosso glorioso Santo Antônio. Sempre estive acompanhando os confrades e nunca deixei perder este vínculo, é uma marca permanente na minha vida, na minha devoção pessoal com este Santo que me acompanha por toda parte”, disse.

Kelma Tavares, faz parte da comissão da Festa de Santo Antônio deste ano de 2022. Ao Acorda Cidade, ela contou que todo planejamento teve incío no mês de março, quando houve a confirmação do evento.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Nós confirmamos no dia de hoje, cerca de 45 romarias aqui presentes. Posso dizer que tínhamos a expectativa de ter um número maior, mas esta organização foi feita até em menor tempo, pois apenas no mês de março, que tivemos a confirmação do evento, que esta retomada seria feita neste ano. Os romeiros estavam com saudades, estavam com sede de participar desta tradição, e é um número satisfatório para todos nós, que após dois anos, nós voltamos a participar de uma festa como esta. Estamos com o coração cheio de gratidão, a comissão da festa foi feita por cinco casais, mas posso confirmar que toda a comunidade, todas as pastorais, todos os grupos, abraçaram este projeto, nos abraçaram, para realizar este grande dia. Nós somos gratos por toda esta colaboração em ter verdadeiros irmãos que se une neste projeto, nesta campanha, e vestir a camisa, não é apenas colocar no corpo, mas sim, abraçar todo o serviço”, enfatizou.

Em mais um ano de transmissão pela Rádio Sociedade News 102.1 FM, a radialista e apresentadora do Programa Amigos do Evangelho, Lourdes Rocha, destacou a retomada dos romeiros, que ainda em quantidade pequena, se fizeram presentes na Festa de Santo Antônio.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“São dois anos sem ter esta tradicional romaria, infelizmente neste ano não teremos aquele número tão grande, como estamos acostumados a presenciar, sabemos que foram dois anos conturbados, dois anos de luto, muitas restrições, tivemos perda e financeiramente, também anos difíceis. Eu participo da romaria há mais de 18 anos transmitindo esta festa maravilhosa, e já tivemos aqui cerca de 12, 15 mil romeiros, até mesmo 20 mil romeiros. Teve um período por exemplo, que apenas o município de Santo Estevão, trouxe mais de 30 romarias, então as coisas vão mudando”, disse.

Maria Helena Teixeira, devota de Santo Antônio, saiu de Salvador para partipar da festa. Segundo ela, esta tradição já existe há mais de 10 anos.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Todo ano eu participo da Festa dos Romeiros. Infelizmente por conta da pandemia, ficamos aí restritos por dois anos, mas no dia de hoje, a nossa romaria foi retomada, saindo de Salvador, viemos com ônibus e carros pequenos e com a Graça de Deus estamos de volta. Lembro que comecei a caminhar nesta Fé de Santo Antônio com 12 anos, e já se vão mais de 15 anos fazendo esta romaria aqui para Feira de Santana. Santo Antônio significa muito pra mim, e por isso tenho essa graça de sempre estar agradecendo pelas bênçãos do nosso Santo Antônio”, informou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Isabel Nery, que também é moradora da capital baiana, foi agradecer diretamente ao Santo Antônio por todas as graças recebidas durante a vida. “Eu sou natural de Antônio Cardoso, mas passei a morar em Salvador, mas nunca deixei minha tradição de lado. Hoje estou aqui para agradecer todas as bençãos de Santo Antônio, me sinto feliz só em estar aqui com vida, com saúde, com minha família, com todos os amigos de Salvador, nesta retomada da Festa dos Romeiros. Digo que é apenas gratidão tudo isso aqui”, contou.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Os romeiros do município de Sátiro Dias, cidade distante à cerca de 120 km de Feira de Santana, saíram por volta de 3h da manhã deste domingo, para não perderem nenhuma programação do dia festivo.

Ao Acorda Cidade, a trabalhadora rural, Cristina Batista Dias, informou que sempre participou das romarias, e no dia de hoje, agradeceu por todas as bênçãos do Santo e pediu proteção pela festa que tem início no dia de amanhã no Povoado Terra Vermelha, que pertence ao município.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Eu sou muito devota de Santo Antônio, e nossa comunidade hoje se faz presente aqui, para além de agradecer, pedir novas bênçãos pela festa que tem início amanhã lá no Povoado de Terra Vermelha em Sátiro Dias. Nosso padroeiro também é Santo Antônio, e uma das graças que o nosso glorioso Santo Antônio me deu, foi conceder o meu benefício que já estava há mais de três anos para ser analisado”, disse.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A programação da Festa de Santo Antônio continua durante o dia na paróquia, e às 20h deste domingo, será celebrada a 12ª noite da Trezena.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade