Feira de Santana

Dia do estagiário: CIEE oferta cerca de 100 vagas por mês em Feira de Santana

De acordo com a instrutora do CIEE, o estágio também é um local para aprender, pois é na prática do dia a dia, onde o conhecimento será adquirido.

18/08/2022 às 13h06, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

O Dia do estagiário é comemorado nesta quinta-feira, dia 18 de agosto, mas esta data é lembrada desde o ano de 1982, quando o decreto nº 87.497 foi publicado e no ano de 2019 foi revogado.

É natural presenciar algumas ‘piadas’ de mal gosto, como colocar a culpa de um erro no estagiário, mas nem sempre é desta forma. Muitas ideias e sugestões, são frutos de jovens competentes em busca de uma oportunidade de efetivação.

É o caso de Kenia Tayse Carvalho, hoje instrutora de aprendizagem do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) de Feira de Santana. Antes de ser efetivada, também foi estagiária da empresa, e destacou a importância do jovem passar por este processo.

“Existem muitos benefícios de uma pessoa se colocar nessa posição e decidir trabalhar através de um estágio. Nós conseguimos compreender como funciona o mundo corporativo, a gente tem noção de colocar em prática tudo que aprendemos em sala de aula. Eu por exemplo, fazia curso de administração na época, e foi uma oportunidade incrível porque eu tive esse prazer de colocar em prática a teoria, entender o funcionamento das hierarquias, e ter esta possibilidade de ser efetivada já conhecendo a empresa”, informou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

De acordo com Kenia, o estágio também é um local para aprender, pois é na prática do dia a dia, onde o conhecimento será adquirido.

“Essa data precisa ser comemorada, precisa ser prestigiada e a função de estagiário é muito importante, porque quando este jovem tem a oportunidade de passar pelos setores de uma empresa, isso beneficia o próprio estagiário, a própria estagiária para que essa pessoa tenha mais experiência. O mais importante neste processo, é que o estagiário possa sempre estar disposto para aprender, ajudar o próximo, pedir ajuda, pois quando há esta disponibilidade por parte desta pessoa que está sendo avaliada, as chances de ser efetivada, aumentam”, destacou.

Para Samile Gomes, consultora do CIEE, o estágio também se torna educativo e explicou como funciona a parceria com as empresas.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“O estágio é um ato educativo, então para o estagiário, a importância realmente é dele conhecer, já para a empresa, a importância é de qualificação profissional. A gente faz uma parceria com as empresas que possuem interesse em desenvolver o programa, e depois disso, os estudantes que têm cadastro conosco são encaminhados para estas seleções nas empresas. Obrigatoriamente ele precisa ser estudante a partir dos 16 anos cursando o nível médio, técnico ou superior e também pós-graduação. Tem que ter matrícula ativa na instituição de ensino e pode ser encaminhado para as mais diversas áreas, desde o comércio, produção, administrativo, logística, então são muitas as oportunidades para eles”, informou.

Currículo

De acordo com Samile, mesmo que o candidato já tenha encaminhado o currículo com antecedência para a empresa, é importante que esteja munido com o documento e que o mesmo, esteja atualizado.

“A parte mais importante para participar de um processo seletivo, é ter este currículo atualizado de acordo com a entrevista que você está indo ou não deixar este currículo imutável. Toda vez que eu vou para uma entrevista, seja na área comercial eu tenho que colocar meu objetivo de um jeito, se eu for para uma área administrativa de outro, sempre atualizando este currículo e levando no momento da entrevista por mais que eu tenha encaminhado isso por e-mail para essa empresa. Quanto mais experiências você tiver no mundo do trabalho, mais qualificado você estará, e este currículo será mais visível, mais desejado pelo mundo do trabalho”, disse.

Como funciona o processo de encaminhamento?

Segundo a consultora do CIEE, Samile Gomes, é necessário que o candidato também tenha o cadastro realizado no sistema.

“O CIEE trabalha neste processo de encaminhamento e através do nosso site, existem vários cursos de qualificação profissional que são gratuitos para todos os estudantes e de vasto enriquecimento curricular. A gente abre um processo de acordo com a área de atuação, de acordo com os cursos, esses estudantes são encaminhados de acordo com o curso de atuação, e através do nosso site, eles conseguem visualizar quais são as oportunidades e as atividades que serão desenvolvidas. Confirmam a participação e a seleção naturalmente é feita pela própria empresa. Os estudantes podem acessar o nosso site www.ciee.org.br, cadastrar e também temos o aplicativo Meu CIEE”, explicou.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Com relação ao valor a bolsa auxílio, Samile Gomes informou à reportagem do Acorda Cidade, que cada empresa estipula um valor a ser pago.

“De acordo com a Lei Federal 11.788, não existe nem piso nem teto para o pagamento dessa Bolsa Auxílio, então isso fica a cargo do concedente do estágio, qual é a oferta. Então todas as vezes que a vaga esta publicada, é informado para este candidato qual é o valor de Bolsa Auxílio e de transporte que aquela empresa está ofertando”, pontuou.

Ainda de acordo com a consultora do CIEE, a média de encaminhamentos varia, mas cerca de 100 candidatos são selecionados para realizar o processo seletivo por mês.

“Existem meses, que a gente considera como sazonais, por exemplo, nos meses de junho e dezembro, mas quando é no mês subsequente, a gente tem uma explosão de vagas, o que é importante e que os candidatos possam estar cadastrados e atentos para estas oportunidades que surgem, até porque nós temos uma média de 100 encaminhamentos por mês. Inclusive tivemos este período de pandemia, e percebemos que muitas vezes, os jovens não sabem como acessar estas plataformas de oportunidades, então estamos fazendo trabalhos em instituições de ensino para estes estudantes, para que despertem o incentivo de realizar o cadastro no site do CIEE e fazer parte destas ofertas”, concluiu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. Gostaria muito de ter essa oportunidade pois e uma forma de mostra a minha força de vontade de ver o desenvolvimento e como posso dá o melhor de mim para ver o crescimento.

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade