Feira de Santana

Caminhada de prevenção do câncer de intestino é realizada em Feira de Santana

A ação aconteceu na Avenida Noide Cerqueira e contou com grande público.

12/03/2023 às 10h34, Por Gabriel Gonçalves

Compartilhe essa notícia

Caminhada de Conscientização
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Foi realizada na manhã deste domingo (12) na Avenida Noide Cerqueira em Feira de Santana, a Caminhada de Prevenção do Câncer de Intestino.

O evento foi promovido pela Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (Sobed), através do diretor presidente na Bahia, Victor Galvão, médico endoscopista terapêutico, com o apoio de empresas e da Prefeitura Municipal.

Caminhada de Conscientização
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

A ação social visa alertar sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer colorretal e mobilizar toda a sociedade.

Em entrevista ao Acorda Cidade, o médico endoscopista Victor Galvão destacou a importância do evento no município.

Caminhada de Conscientização
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“O Março Azul é um mês de conscientização para prevenção e tratamento, diagnóstico precoce do câncer de intestino, o câncer do colorretal. Esta é uma iniciativa que veio de fora e que o Brasil conseguiu aprimorar e aumentar essa proporção desse mês e dessa importância de forma que envolveu mais sociedades médicas. Inicialmente surgiu com a Sociedade de Endoscopia Digestiva, depois houve a adesão da Sociedade Brasileira de Coloproctologia e agora mais recentemente, houve a adesão da Federação Brasileira de Gastroenterologia. Então é uma verdadeira força tarefa e união das três grandes especialidades do aparelho digestivo, para mostrar para a população, que o câncer de intestino ele pode ser evitado com hábitos saudáveis, que é a prevenção primária. Não beber em excesso, não fumar, não ser sedentário, evitar a obesidade, cuidar de si mesmo. Além disso, temos também a prevenção secundária, fazer os exames de rastreamento que são a colostonomia ou o sangue oculto nas fezes, isso a partir dos 45 anos, porque o paciente mesmo sem sintomas, ele pode apresentar algumas alterações no intestino que se retiradas, podem evitar possibilidades do câncer”, explicou.

Segundo o médico, ações de conscientização também foram realizadas durante a caminhada.

Caminhada de Conscientização
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

“Aqui em Feira de Santana nós estamos promovendo esta caminhada de conscientização, onde nós convocamos a população para se vestir de azul e se juntar a esta causa e nós vamos aqui dar informações, explicando quando fazer o exame, quando não fazer, quando suspeitar, quando não suspeitar, então vai ser um grande bate-papo, uma caminhada mostrando que temos que ter hábitos saudáveis e conhecimentos. O nosso principal objetivo das três Sociedades, é mostrar o poder público, que é factível adotar medidas de promoção de saúde pública no sentido de fazer uma programação nacional, ser chancelada pelo Ministério da Saúde. Quando o tumor é rastreado, evita-se um estresse, evita-se a doença, evita-se o sofrimento do paciente, e os custos para a saúde pública são menores e os resultados vão ser positivos”, explicou.

Quem também esteve presente no evento, foi o prefeito Colbert Martins, acompanhado da primeira dama, a médica Adenilda Lima.

Caminhada de Conscientização
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Ao Acorda Cidade, ele destacou a importância para a prevenção da doença.

“Essa é uma caminhada que visa divulgar a prevenção de cólon, que é intestino, e o que nós estamos tendo neste momento, é o chamamento do Dr. Victor Galvão que coordena este processo aqui para a prevenção de câncer no colón intestinal, é diferente do colo do útero, então que nós tenhamos uma ampliação da quantidade de exames, porque é a terceira ou quarta causa de ocorrência de doença no Brasil e no mundo, e até mais frequente. Mas aqui no Brasil como nosso diagnóstico é pequeno, é preciso que a gente diagnostique mais, então eu venho aqui hoje, dizer é que a prevenção do colon intestinal é muito importante para homens e para mulheres, principalmente acima dos 45 anos”, destacou.

Ainda de acordo com o prefeito, é necessário ter atenção à doença, principalmente se na família, já ter alguém.

“É muito necessário entender que se na família alguém tem algum câncer de intestino ou qualquer tipo de câncer, as pessoas têm mais propensão a ter esse tipo de doença, e no caso do colón, existe uma tecnologia na qual as pessoas podem ter o acesso, uma tecnologia muito forte que possui inteligência artificial, a equipe testou agora lá na cidade de Cairu e vai identificar causas bem pequenas ainda no início, e aí sim, a cura pode ser 100% favorável”, concluiu.

Caminhada de Conscientização
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade
Caminhada de Conscientização
Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

Café da manhã, exercícios ao ar livre com fisioterapeutas e educadores físicos, além de massagem esportiva, também fizeram parte da programação.

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

  1. A rede pública vai ofertar mais exames de Colonoscopia? Nem todos conseguem fazer esse exame tão importante para o diagnóstico. Como a palavra o Sr Prefeito….

    1. Isso, o médico me solicitou 1 colonoscopia em 2022 a guia para agendamento foi entregue ao setor de marcação em setembro e até hoje a única resposta é q esse é exame q demora mesmo de ter vaga, 1 ano q foi solicitado.

    1. Fazer campanha é muito lindo em Prefeito? Quero ver na prática, como os médicos de dst-aids estão sem atender por falta de pagamento. Vestir uma camisa azul é muito lindo.

    2. Soube dessa canpanha pelo instagran de um amigo. Foi em rua publica, não pediram contracheque de ninguem pra saber se era rico, muito menos tinha restricao racial

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade