Feira de Santana

400 recenseadores recebem treinamento para o Censo do IBGE 2022 em Feira de Santana

Os novos recenseadores visitarão os domicílios de Feira de Santana e região a partir de 1º de agosto.

20/07/2022 às 06h33, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

Quatrocentos novos recenseadores iniciaram, na última segunda-feira (18), na Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), um treinamento para atuarem no Censo 2022 do IBGE, que terá início no dia 1° de agosto. Ao todo, 530 pesquisadores atuarão no município. De acordo com Juliana Lago, que faz parte da coordenação do treinamento, a próxima turma será orientada na próxima semana.

Em entrevista ao Acorda Cidade, ela explicou que os novos recenseadores irão visitar os domicílios de Feira de Santana e região para entrevistar os moradores, a fim de verificar quantos são, como vivem, nível de escolaridade, renda, e algumas perguntas vão entrar no questionário para amostra sobre o autismo e algumas deficiências, como visual, auditiva, de locomoção.

Foto: Ney Silva/Acorda Cidade

“Todos estarão uniformizados com crachá, boné, colete do IBGE, inclusive no crachá de identificação vai ter um QR Code, e se o entrevistado tiver alguma dúvida basta acessar o código com o celular e vai direcionar para o site do instituto, informando que aquele recenseador realmente trabalha no órgão. Os recenseadores vão perguntar se o domicílio é próprio, alugado ou cedido, a escolaridade, renda, ocupação que realiza na sociedade, sobre fecundidade, quantos filhos tem de 0 a 19 anos, quantas pessoas trabalham na família, sobre o tema autismo e algumas deficiências”, informou.

Segundo ela, a estimativa é que o censo seja concluído até o final de outubro e destacou que nesta edição há algumas novidades em relação à pesquisa feita em 2010.

“Algumas perguntas do questionário não tinham no Censo de 2010, a tecnologia está mais especializada, mais precisa. Além disso, o equipamento de coleta DMC, que foi utilizado desde a última coleta, é mais ágil e os dados são transferidos para o banco de dados assim que é finalizado o questionário. Estava tudo preparado para ser em 2020, mas por conta da pandemia tivemos que adiar. Porém o censo ocorre a cada 10 anos”, esclareceu.

Com informações do repórter Ney Silva do Acorda Cidade.

Foto: Divulgação/IBGE

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    1. Você está afirmando que ninguém da sua cidade foi chamado?? Primeiro, foi aberto edital ano passado e aberto concurso que foi realizado este ano. Então pela ordem decrescente de notas e respeitadas as contas foram chamados para as vagas previstas. Segundo que nos casos em que ainda restaram vagas foi aberto um processo seletivo. Se mesmo assim ninguém foi chamado (o que duvido) é por não ter interessados. Todo caso as listas são abertas ao público e podem ser consultadas no site do IBGE e da empresa FGV.

    2. NO PROPRIO SITE PARA VERIFICA LOCAL PARA LEVA DOCUMENTAÇÃO NÃO CONSTA A CIDADE D FEIRA DE SANTANA UF BA ESTA LA MAS A CIDADE DE FEIRA DE SANTANA COMO LOCAL PARA TRABALHO NÃO TEM

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade