Feira de Santana

1.350 taxistas de Feira de Santana já podem sacar o auxílio do governo federal

Segundo secretário da SMTT, muitos taxistas não regularizaram sua situação dentro do prazo e por isso ficaram de fora do benefício.

16/08/2022 às 15h30, Por Laiane Cruz

Compartilhe essa notícia

Foto: Paulo José/Acorda Cidade

Cerca de 1.350 taxistas e condutores auxiliares de Feira de Santana terão acesso a partir de hoje (16) às primeiras parcelas do auxílio Bem Taxista, pago pelo governo federal. O benefício foi concedido a todos que estavam em situação regular junto à Secretaria Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) até o dia 31 de maio deste ano.

De acordo com o secretário Saulo Figueiredo, foram pagas duas parcelas do auxílio adiantadas, no valor de R$ 1 mil cada, para socorrer a categoria em virtude da crise causada pelos combustíveis.

Foto: Ed Santos/ Acorda Cidade

“As regras foram determinadas pelo Ministério do Trabalho, que publicou uma portaria com todo o regramento, e todos aqueles motoristas e condutores auxiliares que estavam em situação regular com a secretaria até o dia 31 de maio já deverão acessar seu benefício a partir de hoje. Nós estamos acompanhando pelo Fórum Nacional de Dirigentes e Secretários de Mobilidade e alguns amigos taxistas já conseguiram acessar seu benefício, são duas parcelas de mil reais, então quem está em dias com suas obrigações vai acessar seu benefício sem nenhum tipo de problema”, confirmou Saulo Figueiredo.

Ele destacou que muitos taxistas não regularizaram sua situação dentro do prazo e por isso ficaram de fora do benefício. No entanto, há possibilidade de uma nova chance, caso fique acordado após reunião marcada para hoje entre o Ministério do Trabalho e as prefeituras em todo o Brasil.

“Aqueles que não realizaram a sua vistoria, ou seja, deixaram de cumprir sua contrapartida com o poder público, não terão direito porque não estão em condições de prestar serviço à população. Todos que estiveram regular até dia 31 estão acessando seu benefício hoje. Temos aproximadamente 1.350, sendo 1.200 autorizatários e 150 condutores auxiliares, que estão habilitados a receber. Quem determinou isso foi o Ministério do Trabalho. Hoje teremos uma reunião virtual para discutir a possibilidade de regularizar mais alguns condutores. Estamos falando de um universo de mais de 5.400 municípios em todo o Brasil. Então assim como aqui em Feira, alguns retardatários estão buscando somente agora regularizar sua situação, mas teve todo um período, e por conta do benefício muitos estão buscando. Existem outras duas janelas para que sejam enviados novos nomes, então no final da tarde de hoje ficaremos sabendo sobre essa deliberação”, explicou o titular da pasta.

O valor do recurso destinado pelo governo federal para este socorro financeiro aos taxistas é de cerca de 2 bilhões de reais. Após o pagamento das duas primeiras parcelas, e o levantamento completo de quantos taxistas existem em todo o Brasil, é que o Ministério irá determinar o valor e as datas das próximas quatro parcelas.

“Foram previstos 2 bilhões de reais, devido a essa questão do aumento dos combustíveis. Isso tem afligido todos os trabalhadores que operam o sistema de transporte, seja coletivo ou individual. Foi nesse sentido que se pensou esse auxílio, e nós participamos ativamente desse processo através da Frente Nacional dos Prefeitos, em Brasília. O Ministério do Trabalho não conseguiu, porém, mensurar o número total de taxistas em todo o Brasil, então por meio desse cadastro o ministério poderá saber até o final de setembro qual o total de taxistas em todo o Brasil. Falou-se em aproximadamente 500 mil trabalhadores, mas não se sabe, e quando houver esse número é que o governo saberá qual a previsão das outras quatro parcelas.”

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade.

Siga o Acorda Cidade no Google Notícias e receba os principais destaques do dia. Participe também dos nossos grupos no WhatsApp e Telegram

Compartilhe essa notícia

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade