Noite de Natal

Famílias pegam estradas para confraternizar na noite de Natal

Com pista molhada devido às chuvas, a atenção deve ser redobrada.

24/12/2021 às 11h09, Por Andrea Trindade

Compartilhe essa notícia

Gabriel Gonçalves

Atualizada às 14h30

A cidade de Feira de Santana amanheceu com o tempo chuvoso nesta sexta-feira (24), mas não foi empecilho para muitas pessoas viajarem, e poderem passar o Natal, reunidas com os familiares.

É o caso do técnico de eletrotécnica, Alexandre Mendes dos Reis, que saiu do município de Serrinha com destino à cidade de Sítio do Conde. Com a esposa e as filhas gêmeas, ele contou ao Acorda Cidade que enfrentou pista molhada e bastante movimento na BR-116 Norte.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Eu estou vindo de Serrinha e nesse percurso peguei muita chuva, muita trovoada, a pista muito movimentada, mas quando chegamos aqui em Feira de Santana, estava mais tranquilo, mas a região lá da 116 Norte, está bem movimentada. São cerca de 290km de estrada, então junto com minha esposa e minhas filhas, estamos fazendo uma viagem tranquila, até porque desde o início da pandemia, que nós não retornamos lá na cidade, ainda mais as minhas filhas que possuem 1 ano de idade, e ainda não conhecem a avó", disse.

Moradora de Feira de Santana, Evelyn Rodrigues está indo passar o Natal pela primeira vez no município de Araçás.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Estamos indo com meu pai, meu esposo, minha filha e meu irmão. A minha vó morava lá, agora ela está morando em Feira, mas decidimos passar o Natal na casa dos meus tios que ainda moram lá em Araçás. Essa é a primeira vez que estamos indo e tenho certeza que é importante poder passar em família a ceia do Natal", afirmou.

O caminhoneiro Félix da Silva, 55 anos, morador  de Conceição do Coité, está retornando para casa após passar mais de 20 dias na estrada.

Ao Acorda Cidade, ele contou que no ano passado, não teve a oportunidade de passar o Natal com a família, mas desta vez, a programação deu certo.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Eu estava em Santa Isabel do Pará onde fui levar uma carga de cerveja e no retorno voltei com carga de madeira, deixando em Camaçari. Hoje estou retornando para casa lá em Conceição do Coité depois de 22 dias de viagem. Graças a Deus a programação deu certo, até porque no ano passado, infelizmente eu não tive condições de passar com a família, estava em Uruará, lá na Transamazônica e só cheguei em casa no dia 2 de janeiro", contou.

Outro caminhoneiro que também terá a oportunidade de passar o Natal em família, é Ivan Bezerra da Costa, que chegou do estado de Pernambuco na manhã desta sexta-feira (24).

De acordo com ele, desde o dia 15 de dezembro que estava em Recife descarregando as mercadorias.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Eu sai daqui de Feira de Santana no dia 15 de dezembro e todos esses dias eu estava em Recife descarregando material, mas graças a Deus, deu tudo certo, estou chegando hoje de volta, o caminhão já está carregado novamente, mas desta vez, a empresa é aqui em Feira mesmo, então só a partir de segunda-feira. A estrada de lá para cá está muito movimentada, eu encarei aí cerca de 830km, são 15h de viagem, mas agora só descansar e ir para casa", afirmou.

Já o caminhoneiro Renilson Araújo, 52 anos, trabalha na estrada há 11 anos e não teve a mesma oportunidade. De passagem por Feira de Santana, ele informou à reportagem do Acorda Cidade que está indo para Belém do Pará e passará o Natal longe da família.

Foto: Ed Santos/Acorda Cidade

"Infelizmente a gente chega em casa, pensa que vai ficar com a família, realizar a feira de casa, comprar utensílios próprios, mas quando vai ver, o carro já está sendo carregado para outra cidade. Agora mesmo, estou indo para Belém do Pará. Acredito que eu leve em média de quatro dias de viagem, até porque temos que seguir as regras de horário de circulação, de descanso, então por dia, eu faço em média de 600km, e como daqui para lá, é em média de 2 mil km, é provável que eu leve quatro dias", afirmou.

Ainda de acordo com Renilson, para não perder muito tempo, em cada parada para descanso de almoço, levam-se em média, apenas 30 minutos.

"Eu pego a estrada logo de manhã cedo, paro para almoçar, cerca de 30 minutos, descanso e volto para a pista. Para me alimentar, eu prefiro fazer meu próprio almoço, porque a economia é grande, aqui com os materiais que tenho, gasto em média de R$ 300, caso eu ficasse parando em restaurante, iria gastar cerca de R$ 900", concluiu.

No dia de ontem (23), a Polícia Rodoviária Federal (PRF), deu início às ações da Operação Natal. As atividades fazem parte da Operação Rodovida, que foi iniciada no dia 10 de dezembro, e segue até o mês de março do próximo ano.

As ações feitas pela PRF, tem como principal função, evitar as infrações cometidas nas estradas, como o excesso de velocidade e ultrapassagem perigosa.

 

Com informações do repórter Ed Santos do Acorda Cidade

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

Bairro Tomba

Feira de Santana

Moradores reclamam de condições do calçamento em via que dá acesso a Praça do Tomba

A reportagem do Acorda Cidade esteve no local e conversou com algumas pessoas, que falaram sobre a dificuldade de encontrar...

25/04/2024 às 15h17

Praça de Jaguara

Feira de Santana

Prefeito assina ordem de serviço para construção de memorial em Jaguara

A Prefeitura de Feira de Santana também vai executar a urbanização em torno do memorial paroquial para garantir a...

25/04/2024 às 10h37

Rua L, Caminho L 20 Feira X

Feira de Santana

Família que reside ao lado de canal no Feira X teme desabamento de casa; cratera foi aberta dentro do terreno

Maria de Lourdes, moradora da casa, contou que desde 2019, a família enfrenta problemas com o canal.

25/04/2024 às 09h41

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Feira de Santana

Câmara decreta luto oficial de três dias pelo assassinato do irmão da presidente da casa

Ele foi morto por golpes de picareta, faca e martelo desferidos por um vizinho que, supostamente, estava sob o efeito...

25/04/2024 às 07h42

Rua Bela Vista

Divisa Feira/ São Gonçalo

Moradores enfrentam problemas em rua há mais de 20 anos devido problemas em definição de cidades

Um dos obstáculos para a resolução destes problemas é que o local faz parte da divisa entre os municípios de...

25/04/2024 às 06h26

Miss Universo Feira de Santana - 2024

Miss Universo

Conheça a história de resiliência da Miss Feira de Santana 2024: “Eu sou uma vencedora que acredita no amanhã”

Com o objetivo de representar a força e o carisma das mulheres feirenses, Eduarda conseguiu realizar esse sonho com a...

25/04/2024 às 06h26

image

Rádio acorda cidade