Saúde

Familiares criam 'vakinha online' para ajudar idosa com a neuralgia do trigêmeo

A doença tem como principal característica dor crônica que afeta o nervo trigêmeo do rosto.

29/12/2020 às 15h41, Por Kaio Vinícius

Compartilhe essa notícia

Ana Clara

A idosa Maria Antônia da Silva Lima, de 67 anos, foi diagnosticada há 20 com neuralgia do trigêmeo, uma doença rara e crônica. Geralmente, o problema é causado pelo contato entre um vaso sanguíneo normal, neste caso uma artéria ou de uma veia, e o nervo do trigêmeo, localizado no tronco encefálico.

Após passar por alguns neurologistas, os especialistas informaram que não poderia ser feito nenhum tipo de procedimento cirúrgico, apenas o uso do medicamento Tegretol no tratamento como forma de aliviar as dores. Há cerca de dois meses, a idosa Maria Antônia realizou uma ressonância magnética e o médico que está acompanhando a paciente constatou a possibilidade da realização da cirurgia.

“Ela não aguenta comer, não aguenta abrir a boca, é uma dor muito forte, não consegue nem conversar, que dá um choque”, afirmou Maria José, filha da idosa.

Maria Antônia está internada no Hospital Geral Cleriston Andrade (HGCA) há dois meses, mas a cirurgia não é feita lá. Como forma de agilizar o procedimento da paciente, a família resolveu criar uma 'vaquinha online' para que a cirurgia seja feita em um hospital particular.

“É uma dor insuportável, ela não aguenta mais essa dor, e com isso resolvemos fazer essa vaquinha para fazer essa cirurgia”, disse a filha.

Para contribuir na cirurgia da dona Maria Antônia, pode acessar esse link

Compartilhe essa notícia

Categorias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Mais Notícias

image

Rádio acorda cidade